jeudi 31 janvier 2008

Deep Purple Mk II - Discografia [1970 - 1993]

Sem a menor dúvida, o Deep Purple foi uma das bandas mais influentes do rock n' roll. Influenciou o hard rock, o heavy metal, o rock progressivo, o metal progressivo, entre muitos outros estilos. Além de ser citado como influência de vários músicos de estilos diferentes, entre eles Lars Ulrich [Metallica], Mike Portnoy [Dream Theater], Yngwie Malmsteen etc. Aqui está a discografia da formação mais clássica do Deep Purple, também conhecida como Mk II, que contava com Ian Gillan nos vocais, Ritchie Blackmore na guitarra, Roger Glover no baixo, Ian Paice na bateria e Jon Lord nos teclados.

In Rock [1970]

O primeiro álbum dessa formação que viria a ser a mais histórica do Deep Purple, e que concretizaria vários clássicos do rock, além de colaborar com a levada do rock ao mainstream. Um disco bem oscilante, com músicas bem simples como "Into The Fire" e com músicas bem progressivas como "Child In Time", com mais de 10 minutos. Um disco clássico, diria.

1. Speed King

2. Bloodsucker

3. Child In Time

4. Flight Of The Rat

5. Into The Fire

6. Living Wreck

7. Hard Lovin' Man


Download: Deep Purple - In Rock [1970]


Fireball [1971]

O segundo disco da formação histórica do Deep Purple. Contém clássicos indiscutíveis como "The Mule", "Fireball" e "Strange Kind Of Woman". Exceto Ian Gillan e infelizmente, a banda não considera "Fireball" um clássico. Porém, é indiscutível sua influência para a música. Tanto que foi o primeiro disco de Lars Ulrich, o baterista do Metallica. Um clássico irreconhecido.

1. Fireball

2. No No No

3. Strange Kind Of Women

4. Anyone's Daughter

5. The Mule

6. Fools

7. No One Came

Download: Deep Purple - Fireball [1971]


Machine Head [1972]

Em meio ao satanismo do Black Sabbath e o delírio do Led Zeppelin, o Deep Purple se manteve como a banda "normal" do triunvirato do Hard Rock nos anos 70. Definir "Machine Head" como sua obra-prima é mais que justo, afinal, o disco conta com "Smoke on the Water" e "Highway Star" - duas das canções mais importantes de toda história do rock pesado... E Ian Gillan cantava que era uma barbaridade!

1. Highway Star

2. Maybe I'm a Leo

3. Pictures of Home

4. Never Before
5. Smoke on the Water
6. Lazy
7. Space Truckin'

Download: Deep Purple - Machine Head [1972]


Made In Japan [1972]

Após o lançamento de um dos discos mais influentes da história do rock: "Machine Head", a banda escolheu uma época perfeita para gravar um disco ao vivo. E simplesmente é o 2° melhor disco ao vivo que já ouvi até hoje, na minha opinião, perdendo apenas para o "Alive!" do Kiss. Mas esse disco leva uma certa vantagem sobre o "Alive!" e muitos outros discos ao vivo lançados, pelo simples fato de NÃO conter overdubs ou regravações/adições em estúdio. Este não pode faltar na coleção de um fã de rock.

1. Highway Star
2. Child in Time

3. Smoke on the Water

4. The Mule

5. Strange Kind of Woman

6. Lazy

7. Space Truckin'


Download: Deep Purple - Made In Japan [1972]


Who Do We Think We Are [1973]

Agora o Deep Purple era um super-grupo e estava no seu auge. Gravaram um disco e não decepcionara. Who Do We Think We Are é mais um clássico lançado por essa banda com uma química talvez nunca vista antes. E o último até 1984, quando foi lançado o "Perfect Strangers". Após vários conflitos entre Ian Gillan e Ritchie Blackmore, Gillan decidiu sair do grupo. Roger Glover saiu junto, pois ficou sabendo que Blackmore estava com planos de despedí-lo também. Destaques para "Woman From Tokyo", "Mary Long", "Rat Bat Blue" e "Place in Line" [um blues dark baseado em uma música do Deep Purple já lançada, "Child In Time"].

1. Woman From Tokyo

2. Mary Long

3. Super Trouper

4. Smooth Dancer

5. Rat Bat Blue
6. Place in Line
7. Our Lady


Download: Deep Purple - Who Do We Think We Are [1973]


Perfect Strangers [1984]

A capa deste LP, lançado em 1984 pelo Deep Purple, trazia um adesivo que dizia "DESTINY BROUGHT THEM TOGETHER. AGAIN" - isso porque, "Perfect Strangers" marcava a volta da banda com sua formação mais clássica, responsável por sucessos como "Smoke on the Water" e "Highway Star". É impressionante como disco mantém, ao longo de suas 8 faixas*, uma linearidade quanto à temática, basicamente, de reencontro. Enquanto a faixa-título meio que "celebra" essa volta de forma bem Hard Rock, a belíssima "Wasted Sunsets" dialoga com os anos de separação da banda - were too many wasted sunsets... Na minha singela e sincera opinião, este é o melhor álbum do Deep Purple, um disco brilhante!

1. Knocking At Your Back Door

2. Under The Gun

3. Nobody's Home

4. Mean Streak

5. Perfect Strangers

6. A Gypsy's Kiss

7. Wasted Sunsets

8. Hungry Daze
9. Not Responsible


Download: Deep Purple - Perfect Strangers [1984]


The House of Blue Light [1987]

Apesar de ser um disco bom, me utilizarei de uma opinião de Ian Gillan para descrever o disco: "Vejo o 'House Of Blue Light', ele possui canções ótimas. Mas há algo faltando no álbum todo. Você não pode sentir o espírito da banda, você pode ver [ou ouvir] 5 profissionais fazendo o seu melhor, mas é como um time de futebol: às vezes não está funcionando. É como 11 superastros jogando no mesmo campo mas não estão conectados pelo coração ou espírito."

1. Bad Attitude

2. The Unwritten Law

3. Call Of The Wild

4. Mad Dog

5. Black & Whiten

6. Hard Lovin' Woman

7. The Spanish Archer

8. Strangeways
9. Mitzie Dupree

10. Dead Or Alive

Download: Deep Purple - The House of Blue Light [1987]


The Battle Rages On [1993]

O último disco da formação mais clássica da banda. Com uma pegada bem melhor que o disco anterior, "The House Of Blue Light", este disco contém várias músicas excelentes, como "Lick It Up", "Talk About It" e "The Battle Rages On". Na turnê deste disco, Ritchie Blackmore deixa a banda por definitivo e remonta o Rainbow. Para quebrar o galho, Joe Satriani foi convidado para terminar a tour. Talvez seja um ótimo disco para fechar a discografia do Deep Purple Mk II, talvez deveria ter continuado mais. Para substituir Blackmore, o guitarrista Steve Morse foi chamado.

1. The Battle Rages On
2. Lick It Up

3. Anya

4. Talk About Love

5. Time To Kill
6. Ramshackle Man

7. A Twist In The Tale
8. Nasty Piece Of Work

9. Solltaire

10. One Man's Meat


Download: Deep Purple - The Battle Rages On [1993]


Créditos à
Meanstreet pelas resenhas dos discos "Machine Head" e "Perfect Strangers".

by Silver

7 commentaires:

  1. mandou muito bem!! baixei todos...valeu

    Paulo César

    RépondreSupprimer
  2. Gracias,por mantener vivo el espíritu de Purple y saludos de Concepción,Chile.

    RépondreSupprimer
  3. democratizando a cultura

    RépondreSupprimer
  4. Conhecendo agora o Purple, tirando as músicas clássicas como Smoke on the water e Highway Star... Sem comentários sobre a banda já sou fã, ouvindo apenas 2 cds.
    Vlw galera

    RépondreSupprimer
  5. Viva Deep Purple!

    Muito obrigado pela discografia

    seu blog está otimo...

    RépondreSupprimer
  6. deep purple é a melhor banda do mundo com ou sem o blackmore....

    RépondreSupprimer
  7. Baixei o Perfect Strangers.. Confesso que gostava mesmo do Deep Purple com David Coverdale e Glen Hughes, mas depois de ouvir esse álbum, vi que essa formação também é excepcional. Ele substituiu o Stormbringer como meu preferido, por ter mais peso, ser mais direto, talvez, mas o fato é que ele é todo bom, dá pra ouvir na íntegra sem pular nenhuma música! Meu avô tem um Bar onde tocam discos de vários estilos, e sempre que o público dá um vacilo eu coloco Wasted Sunsets! Huahuahuhauah Que música linda!
    Valeu mesmo, abraços!

    RépondreSupprimer