vendredi 14 novembre 2008

Night Ranger - Dawn Patrol [1982]


Preparando o estômago em relação á surpresa que está por vir, trago-vos um dos discos mais fascinantes da 1ª fase do hard rock oitentista que, sinceramente, era menos visual e mais música do que a 2ª fase.
De cara, já reparamos que "Dawn Patrol" é um disco histórico. Afinal, o Night Ranger estava a conduzir uma espécie de som muito peculiar, nunca visto antes dessa forma. Começando pela formação, que já contava com músicos conceituados e experientes no que tange à musicalidade.
E toda parte da banda possui certo destaque, de fato. Guitarras entrosadas, com algumas passagens em oitavas diferentes são aliadas à riffs marcantes criados pelos geniais Jeff Watson e Brad Gillis. O teclado bem-composto, tranqülizante e até mesmo original de Alan Fitzgerald acasala-se perfeitamente com a bateria feroz e pesada de Kelly Keagy, que também canta pra p****, vide a fantástica balada "Sing Me Away"!
Mas, ao meu ver, a "bola da vez" de "Dawn Patrol" é o genial Jack Blades, que possui autoria de 7 das músicas do disco, sendo que as outras 3 são parcerias entre ele e Keagy. O vocal jovial e limpo de Blades até se torna engraçado ao cantar letras com alta insinuação sexual, todavia o mesmo conclui a tarefa com maestria, sem também se esquecer das belíssimas baladas que o Night Ranger sempre proporcionou aos ouvintes ao longo de sua carreira.
A turnê de "Dawn Patrol" rendeu uma turnê com os legendários cavaleiros do apocalipse: o Kiss. O disco já vendeu 600 mil cópias pelos Estados Unidos e os singles "Don't Tell Me You Love Me" e "Sing Me Away" foram bem-rodados pela MTV que, na época, era possuída pelo Mötley Crüe e pelo Blizzard of Ozz. Juntamente dos singles anteriormente citados, faço questão de destacar a poderosa "At Night She Sleeps", que une um refrão melodioso à um ritmo bem rock n' roll, e a música que deu o nome à banda, "Night Ranger", com várias mudanças de tempo, refrão pegajoso e letra fantástica!
Apreciadores e não-apreciadores de hard rock oitentista: garanto que "Dawn Patrol" agradará os 2 tipos de audiência. E, fãs de Night Ranger, aguardem por novidades!

Tracklist:
01. Don't Tell Me You Love Me
02. Sing Me Away
03. At Night She Sleeps
04. Call My Name
05. Eddie's Comin' Out Tonight
06. Can't Find Me A Thrill
07. Young Girl In Love
08. Play Rough
09. Penny
10. Night Ranger

Line-up:
Jack Blades - vocal, baixo
Brad Gillis - guitarra, backing-vocals
Jeff Watson - guitarra, backing-vocals
Kelly Keagy - vocal, bateria
Alan Fitzgerald - teclado, backing-vocals

Clique aqui para baixar "Night Ranger - Dawn Patrol"

by Silver

Este post é dedicado, de coração, ao meu eterno parceiro musical [blog, composições, gostos musicais - exceto pelo pagode],

6 commentaires:

  1. Parceiro musical... Parceiro...
    Acho que todo mundo já sabe o que vem depois. :P

    RépondreSupprimer
  2. MEU CHAPA, BATEU BEM NO POST....... NÃO TEM COMO NÃO GOSTAR DESTE CD.

    RépondreSupprimer
  3. ♫ Parceiro na vida, parceiro na cama, parceiro no amor... Marcelo ursinho que eu amo sem pudor... ♪

    RépondreSupprimer
  4. "Dawn Patrol" é uma obra-prima da primeira metade dos anos 80 e "Don't Tell Me You Love Me" é uma música que me acompanha há pelo menos 2 anos de forma impagável.

    Obrigado pelo post, Silvão!

    ;)

    RépondreSupprimer
  5. Eternas capas toscas dos anos 80!

    ROCK AND ROLL puro!

    RépondreSupprimer
  6. Ahh, que isso. Eu acho a capa do "Dawn Patrol" maneiríssima! A do "Midnight Madness" que é toscona.

    RépondreSupprimer