jeudi 8 janvier 2009

Viper - Maniacs In Japan [1993]


Gravado em 18 de junho de 1993 no Club Cittá, em Tóquio, "Maniacs In Japan" representa o que o próprio nome diz: quatro maníacos brazucas no Japão fazendo o melhor tipo de Heavy Metal possível. O Viper era grandíssimo na época, conquistando boas vendas e ótimo reconhecimento com o recém-lançado "Evolution" e sua respectiva turnê.
O famigerado "Iron Maiden brasileiro" bota pra foder em um repertório de 14 canções, que mistura músicas da fase com Andre Matos nos vocais, faixas do disco "Evolution" (que conta com Pit Passarel nos vocais) e covers de Queen ("We Will Rock You"), Ramones ("I Wanna Be Sedated") e, pasmem, Tim Maia ("Não Quero Dinheiro")!
A banda, em ótima forma, faz por merecer a gratificante turnê no exterior. O natural argentino Pit Passarell, baixista técnico e compositor exímio, além de um ótimo vocalista, lidera o Viper de forma esplendorosa enquanto os guitarristas Yves Passarell e Felipe Machado demonstravam entrosamento ímpar com bases afiadas e solos dobrados, ordenados pelas baquetas de Renato Graccia que, ao meu ver, é um dos melhores bateristas de Heavy Metal do Brasil.
Os destaques, na minha opinião, ficam por conta da cover de Tim Maia, "Não Quero Dinheiro", maior surpresa do repertório, além do hino "Rebel Maniac" e da clássica "Living For The Night", agora na voz de Pit Passarell. Se procura por Heavy Metal pesado, cru e forte, não perca tempo!

Tracklist:
01. Brazil (Intro) + Coming From the Inside
02. To Live Again
03. The Shelter
04. A Cry From The Edge
05. Dead Light
06. Knights Of Destruction
07. We Will Rock You (Queen cover)
08. Acid Heart
09. Still The Same + Drum solo
10. Evolution
11. Não Quero Dinheiro (Tim Maia cover)
12. Living For The Night
13. Rebel Maniac
14. I Wanna Be Sedated (Ramones cover)

Line-up:
Pit Passarell - vocal, baixo
Yves Passarell - guitarra
Felipe Machado - guitarra
Renato Graccia - bateria

Download

by Silver
(Aguardando as postagens desnecessárias do roadie Dney nos comentários!)

2 commentaires:

  1. Perfeitooooo *_*
    tinha visto parte desse show no dvd de comemoração dos 20 anos da banda mas ainda não tinha encontrado esse cd
    vcs estão de parabéns
    vlw

    RépondreSupprimer
  2. Pow!

    Já estão pedindo minha cocô-laboração?!?

    Aiôôô siiilveeeeer!!!!!

    A pedido, vou 'falar':
    u'a banda dos 'irmãos bacalhau' (como eram chamados os Passaréus no meio underground da segunda metade dos anos 80), por imposição da gravadora japonesa, teve as vozes desse álbum regravadas em estúdio, já aqui no Brasil, pelo Yves, pois o Pit'eco (como acontecia exatamente também com o mineiro Vladmir Korg do Chakal & The Mist), mandava muito bem até a quinta música do show. Depois disso: báu-báu! A voz avinagrava, "ía pro saco"! Literalmente...

    Entonces, no país do sol "vermelho-cedo" ("vermelho-tarde" é o pôr-do-sol), ele foi lançado com as vozes do guitarrista e não do baixista (que eu lembro de ter visto cantando no Viper em show no Dama Xoc em 1989 - ao lado de Vodu e A Chave -, em '92 abrindo pro B.Sabbath ... e era lastimável de se ver: dava até medo! Só de lembrar, faço careta).

    Os japongas alegaram que as vozes originalmente gravadas não estavam como eles queriam (bem, eles até que têm bons ouvidos, né???) e que isso poderia prejudicar as vendas desse 'aos vivos' por lá.

    Pelo que eu me lembro (e isso tudo - é importante eu salientar - me lembro de haver lido na imprensa especializada da época) no resto do mundo ele foi lançado com a voz de Pit mesmo.
    Só no Japão é que rolou a distinção e o Yves 'se fez ouvir' abaixo de 'overdubs'.

    É! Ainda bem que certas coisas não voltam mais!

    E viva os irmãos bacalhau!
    Tião Gavião!
    E Penélope Charmosa!

    Aiôôô siiilveeeeer!!!!!

    HUAHUAHUAHUAHUAHUA

    RépondreSupprimer