vendredi 23 janvier 2009

Les Paul & Mary Ford - 24 Greatest Hits [1992]

Lester William Polfus nasceu em 1915 no estado de Wisconsin, e sem dúvidas, é um dos maiores e mais lendários guitarristas de todos os tempos, não apenas por ter uma ótima técnica, sendo um dos pioneiros da técnica do slide, por exemplo; mas também por ser o criador do modelo de guitarra que talvez seja a mais usada no mundo inteiro: O maravilhoso modelo Les Paul, que é usado por guitarristas dos mais variados estilos, com o seu design clássico e seu som maravilhoso, que é preferência de muitos guitarristas, como Jimmy Page, Ace Frehley, Joe Perry, Zakk Wylde e Gary Moore, dentre muitíssimos outros.
Muita (e põe muita nisso) gente não sabe, mas Lester é o famoso Les Paul, sendo a guitarra, sua signature, que a princípio, não seria fabricada pela Gibson, que a recusou por algum tempo.
Les Paul começou a sua carreira musical bem cedo, aos 8 anos de idade, quando começou a tocar gaita. Com apenas 13 anos, já tocava Country Music profissionalmente, partindo para o grupo Rube Tronson's Cowboys com apenas 17 anos.
Sua genialidade viria a ficar conhecida nos anos 40, quando começou a criar os primeiros modelos de guitarras elétricas, resultando na guitarra "The Log", que é considerada por muitos como a primeira guitarra elétrica da história. Outros dizem que não, pois Leo Fender também criou sua primeira guitarra elétrica na mesma época. Les Paul conseguiria um contrato com a Gibson um pouco depois, após a mesma ter recusado seu modelo de guitarra inicialmente, e criando a primeira Gibson Les Paul da história, em modelo dourado, que inicialmente, seria apenas para o uso do próprio Les Paul, com ele liberando a comercialização pouco tempo depois, além de conter uma cláusula, onde a sua guitarra jamais seria vista ou fotografada junto com qualquer outro modelo de guitarra.
Nos anos 60, isso foi mudado pela Gibson, que como estava em baixa nas vendas, resolveu criar um novo modelo de guitarras Les Paul (mesmo sem o consentimento do próprio Les Paul), modificando o modelo da guitarra, fazendo outras pinturas, outro corpo e deixando-a com um timbre mais agressivo e aparência mais comercial. Les Paul detestou o modelo quando o viu em uma loja de instrumentos, e exigiu que a Gibson tirasse seu nome daquela guitarra, alegando que aquele não era o instrumento que ele havia criado. Seria o início das guitarras SG, mas isto fica para outra conversa.

Passeando entre o Jazz ("I'm A Fool To Care", "The Jazz Me Blues"), o Country ("Johnny Is The Boy For Me", "How High The Moon"), o Rock ("Jealous", "12th Street Rag"), o Blues ("St. Louis Blues", "Walkin' And Whistlin' Blues") e até alguns ritmos diferentes, como o bolero ("Vaya Con Dios", "Tennessee Waltz"), a carreira de Les Paul ao lado de sua esposa Mary Ford é farta de sucessos, belíssimas canções e belíssimos duetos entre os dois. De tão impossível que é escolher qualquer álbum (e de achar também, diga-se de passagem), eu trago hoje um resumo de toda a carreira dos dois.
"24 Greatest Hits" traz tudo isso, inclusive, músicas de cunho brasileiro ("Carioca" e "Tico-Tico", além da música "Brazil", que infelizmente, não se encontra neste álbum), mostrando que nós somos bem lembrados lá fora, não só pelo Samba, até porque, as músicas são bem no cunho do Jazz, mas por todo o nosso carisma, que já contagiava o mundo inteiro na década de 50 (época em que as músicas foram gravadas), mostrando que nós não somos "qualquer bosta". [risos]
Os vocais de Mary Ford também merecem completo destaque, completamente agradáveis, afinados e belíssimos, mostrando que ela foi uma grande cantora e acima de tudo, não vivia na sombra de Les Paul.
Além disso, o álbum também traz várias faixas instrumentais, mostrando toda a técnica de Les Paul, sendo em bases ou em solos muitíssimo bem executados.
Após todo esse sucesso, Mary Ford viria a falecer em 1977, e Les Paul, mesmo com 93 anos nos dias atuais, continua fazendo shows e tocando guitarra muito bem, diga-se de passagem, claro, não fazendo turnês, mas sim, apresentações especiais em clubes de Jazz e em festivais especiais, aonde sua obra e sua genialidade são o cunho principal.
Mesmo sendo uma coletânea de maiores sucessos, eu tenho de destacar algumas músicas como "Vaya Con Dios", "Johnny Is The Boy For Me", "Mr. Sandman", "Tennessee Waltz", "I'm Sitting On The Top Of The World", "Bye, Bye Blues", "Jealous", "St. Louis Blues", "I'm A Fool To Care" e a já citada "Carioca", que além de tudo, mostra a técnica incrível de Les Paul; que são músicas belíssimas e com certeza vão te fazer viajar bastante.
Um discão, de uma das maiores lendas-vivas da história, que mudou para sempre o jeito de se tocar guitarra.

Post dedicado ao meu amigo Alvye, que me pediu bastante por este upload e à todos os guitarristas amantes do modelo Les Paul, que assim como eu, pagam pau total para esse maravilhoso instrumento e também para o grande Les Paul, que com certeza vai surpreender a cada visitante que fizer o download.

Tracklist:

1. Vaya Con Dios
2. How High The Moon
3. Johnny Is The Boy For Me
4. Walkin' And Whistlin' Blues
5. Whispering
6. Mr. Sandman
7. Tennessee Waltz
8. I'm Sitting On The Top Of The World
9. Bye, Bye Blues
10. Tiger Rag
11. The Jazz Me Blues
12. I'm Forever Blowing Bubbles
13. Tico-Tico
14. Lover
15. Lady Of Spain
16. 12th Street Rag
17. St. Louis Blues
18. Mockin' Bird Hill
19. The Best Things In Life Are Free
20. Nola
21. Carioca
22. Goofus
23. Jealous
24. I'm A Fool To Care

Les Paul - Guitarra, vocais
Mary Ford - Guitarra, Vocais

Download (64MB ~ 160kbps)

Bruno Gonzalez

2 commentaires:

  1. cara, esse blog é sensacional, encontrei ele hoje... muito bom mesmo =D

    tem como colocar um novo link pro KISS - São Paulo 94?

    abração e parabéns pelo material do blog!

    RépondreSupprimer
  2. A primeira Les Paul foi fabricada pela Epiphone.
    Les Paul apesar de ainda tocar, ele desenvolveu artrite na juntas dos dedos, apesar da grande dificuldade, ele adaptou o seu modo de tocar à doença, eliminando algumas notas dos acordes e simplificando seus solos.

    RépondreSupprimer