mercredi 20 août 2008

Robertinho de Recife - Metal Mania [1984]

De MPB à música infantil passando por trilhas sonoras de filmes e sons mais eruditos, lhes apresento Robertinho de Recife: Uma autoridade quando o assunto é música. Se hoje em dia o cara se limita a produzir outros artistas, num passado não muito distante, ele fez certo sucesso tocando os mais variados estilos. "Metal Mania", de 1984, foi a tentativa de Robertinho de ingressar na emergente cena roqueira brasileira. Cá entre nós, o Brasil na década de 80 carecia de bandas de Hard Rock propriamente dito e o guitarrista, na raça, gravou um dos primeiros (e provavelmente um dos únicos) discos de Hard Rock brasileiro. Com uma técnica apuradíssima e um poder de improvisação de dar inveja, Robertinho dá uma verdadeira aula de música em "Metal Mania" agora, verdade seja dita: Ele como cantor é um ótimo guitarrista. Os destaques do álbum ficam por conta de "Fantasia, preto e prata", "Gata" (versão em português para "Wild Thing" de Jimi Hendrix), "O trem fantasma" e "Assassina" (cuja radiodifusão foi proibida pela censura federal). Espero que todos apreciem o Eddie Van Halen tupiniquim em um de seus momentos mais gloriosos!

Faixas:
1. FANTASIA, PRETO E PRATA
2. FOGO
3. METAL MANIA
4. GATA (WILD THING)
5. CORAÇÕES E PERNAS
6. BARBARIDADE
7. O TREM FANTASMA
8. DANÇA LOLITA
9. PEDRADA
10. ASSASSINA

Integrantes:
Robertinho - Voz, guitarra e mil Marshalls
Beto Ibeas - Baixo, vocal e efeitos colaterais
Zé Renato Massa - Vocal, baterias, gongo, tímpanos, rotomtons, simmons, cowbell, pneumonia e outras doenças

DOWNLOAD


[мєαиѕтяєєт]

16 commentaires:

  1. Com todo respeito, quem afirma que nos anos 80 o Brasil não produziu vários e, mais ainda, grandes discos de hard rock!!!... não sabe o que está falando.

    Aconselho uma pesquisa mais ampla e aprofundada para descobrir que aqui tivemos: A CHAVE DO SOL, OVERDOSE, CENTÚRIAS, PLATINA, CAVALO VAPOR, HARPPIA, KAMIKAZE, KNOCK OUT, AZUL LIMÃO, STRESS, METALMORPHOSE, VENUS, JOLLY JOKER, MR. GREEN, ASTAROTH, ABUTRE, VIRUS, VAPOR, PROTEUS, INOX, VODU, RANGER, MÁSCARA DE FERRO, ALTA TENSÃO, CALIBRE 38, MAMMOTH, KARISMA (esta que foi a primeira banda brasileira a lançar um álbum de heavy metal cantado em inglês em 1983!!!)...
    Isso, só pra falar das que eu lembrei de cabeça, sem pesquisar nem nada.

    ass.: Dney diCourel
    dney.dicourel@gmail.com

    RépondreSupprimer
  2. muitooo bom mesmo!

    esse cara toca praca!

    vlw celinho!

    RépondreSupprimer
  3. dney, dessas todas que você citou, conheço A Chave do Sol (o álbum "The Key" é sensacional), Platina (tem no blog), Harppia, Azul Limão e Proteus (muito engraçada, além de tudo).
    Pode até mas, pensa comigo, as bandas de HR nacional NUNCA foram tão expressivas quanto as bandas de rock que seguiam as tendências punk - visto que essas existem até hoje enquanto quase que a totalidade das bandas de HR nacional daquela época foram aos poucos se desmantelando.
    Eu sei o que estou falando. Pontos de vista diferentes devem ser discutidos assim mesmo.

    RépondreSupprimer
  4. Robertinho rules!
    VAn Halen brasileiro.

    RépondreSupprimer
  5. Naquela foto debaixo, ele tá parecendo o Bozo...

    Dney, você esqueceu de mencionar a banda "Taffo", do grande Wander Taffo, que fazia um hardão de primeira!

    RépondreSupprimer
  6. Pois é!
    As bandas punk ... que existem até hoje ...
    O que não significa que não existiam excelentes bandas de hard rock na mesma época.

    O Brasil não tem muita cultura (sabemos isso). E nossa cultura musical é pior ainda!
    Infelizmente o nosso público rocker é alienado ao extremo e só engole o que a mídia evidencia; sempre essas bandelhas e pseudo-bandas como camisa de "vento" e outras ínfimas e inda mais risíveis (pós-punk? dark? que 'catzo' é isso?) sempre tiveram tal espaço.
    Será que o rock pro brasileiro é mesmo bom ou a maioria quase absoluta curte rock, primordialmente o que vem de fora, que é o que mais é "vendido" a nossos ouvidos, exatamente por este fato?!?

    Te agradeço estar aberto a discussão, mas sua opinião, também com todo respeito, ainda não me convenceu...

    Vivi bem os anos 80, pois já estou beirando os 40, e apenas uma meia dúzia das bandas citadas não tive o prazer de assistir ao vivo (embora tenha assistido muitas outras mais, contudo não descritas por ser de thrash e death metal como Dorsal, Korzus, MX, Necromancia, Vulcano, Leviaethan, etc., etc., etc... visto que me ative em citar bandas de HR mesmo).

    Ah! Se vc tiver a curiosidade de conhecer tais bandas, vc vai "sentir na pele" o que estou te falando.

    Eu havia esquecido de citar outras bem legais dos anos 80 tb como Salário Mínimo, Eclipse, Sangue Azul, Santuário, Ozone (formada só por mulheres), Spectrus, Santuário, X-Rated (grandiosa banda carioca que contou com músicos da Metalmania de Rob.Recife, Stress e Azul Limão), Clavion (banda paulistana muito comparada na época à Rising Force do mago sueco... Por incrível que pareça, ela gravou um disco sem ter feito um show e acabou da mesma maneira, sem ter feito algum show! Pq será, né? Não seria pelo fato da falta de apoio do nosso público alienado que não pára para tentar conhecer coisas novas e ser um pouco patriota???)
    Ah, é! Coisa que sabemos que o brasileiro nem é muito. Tae a "lei do Gérson", genuinamente brasuca, a nos comprovar isso!!!

    Brother, se vc conseguir ouvir algo da Clavion, vai entender mais ainda o que te digo...

    Ah! O Proteus vc acha engraçada... Pena não tê-la visto ao vivo... Joe Moghrabi já tocava muito (segundo ele mesmo me falou no dia em que os assisti, que ele começou a tocar guitarra em 1976) e não a toa, o batera Calo foi batera da primeira banda cover oficial do Deep Purple no Brasil, a Purple People, que contava ainda com músicos do Inox, onde o próprio Faíska tb. já tocou, etc. e tal!

    Vi A Chave com Edu Ardanuy. Vi A Chave com Pedro Loureiro (antes de ser Kiko...). Ae vc pode falar: "E o ki - ko tenho com isso?"
    Vou concordar com você...

    Acho que vi muita coisa boa, que não foi prestigiada pelo nosso país, ou mais, que não foi nem respeitada...

    Hoje o Beto Cruz, vocal d'A Chave (...hoje não!, há mais de 20 anos) mora nos EUA e não quer ver o Brasil nem pintado de ouro.
    Eu meio que discordo dele contudo, nem tem como eu julgá-lo...
    hehehehehe

    E tudo tb não deixa de ser uma questão de época, né?
    Hoje em dia tudo isso é passado! E bem passado!
    Eu mesmo evolui (ou involui, sei lá!!! *rs) meus gostos musicais e muito do que eu ouvia na época hoje nem me agrada mais. Eu até fico "rachando o bico" de mim mesmo aqui quando era jovenzinho...

    Porém, uma coisa eu divido com você, de coração: quem viveu aquela época e acompanhou nossa autêntica cena harder, sabe o que eu digo...

    P.S.: Não citei a banda Taffo do finado e saudoso Wander, pois ela já foi uma banda de mídia, bem conhecida pela massa. Mas eu assisti a banda Taffo ao vivo, na época, também...

    RépondreSupprimer
  7. Ôpa!! Desenterrou!! Baixando imediatamente!!
    Uma curiosidade: O vocalista da banda Proteus era o hoje famoso apresentador do Shoptime, Ciro Bottini.

    RépondreSupprimer
  8. outras bandas legais também .:

    VI & SANGUE AZUL E a banda RÚCULA !

    ahahahahah, é verdade a banda Rucula é show de bola hardão de primeira!!!, quem não conhece tem que conhecer!!

    BEM MAIS O LANCE AQUI É - ROBERTINHO DO RECIFE - esse é fera é o nosso JAKE E LEE brasileiro!!!!

    MUITO BOM GOSTO!!!!!

    PARABÉNS!!


    ASS.: jon bruce

    RépondreSupprimer
  9. É mesmo!
    Esqueci do grande Sérgio Vidal, puta cantor carioca de hard rock, da VID & SANGUE AZUL.

    Pow! E tinha também a banda Rúcula!!! Q contava com o grande vocalista (da baixada santista) Murilo Lima, q depois foi pro capital inicial e gravou o único disco dessa banda que presta, o "Rua 47". Afortunadamente o que menos vendeu...
    Pq? Nem vou falar o que eu acho senão vou ser crucificado aqui!!!
    hehehehe


    Sim! O Ciro "Shoptime" Bottini era o guitar/vocal (à la Paul Stanley no visual) do Proteus.


    E, sim novamente! O ASSUNTO AQUI É NOSSO MAGO DA GUITARRA ROCKER: ROBERTINHO DE RECIFE!!!

    Humildemente, peço desculpas a todos pela polêmica aqui levantado.
    Entretanto, o que me fez tomar tal iniciativa foi o texto que apresentou esse LP Metalmania, na afirmação de que "... na década de 80 carecia bandas de Hard Rock propriamente dito ...".

    Pow! Eu, que vivi intensamente a época, indo em tudo que era show aqui em Sampa Rock City, na Praça do Rock, no Espaço Mambembe, Dama Xoc, Aeroanta...! Não podia deixar isso passar em branco.

    RépondreSupprimer
  10. Disco bem legal e o Robertinho realmente toca muito. Ouvi ontem de novo e percebi que a faixa "Dança Lolita" é a "Dance the night away" tupiniquim! A estrutura é igualzinha!!!

    RépondreSupprimer
  11. O Bottinão já foi vocalista de banda de Hard Rock?

    HAHA!!! Que ótimo!

    Agora fiquei muito curioso pra ouvir!

    RépondreSupprimer
  12. Eu já tinha percebido a semelhança entre a música do Robertinho e a do Van Halen mas preferi não colocar no texto a fim de evitar polêmicas com fãs diehard. XD

    RépondreSupprimer
  13. Caramba, show de bola, quem dera se tivesse sido ripado em 320Kbps,
    mesmo assim a casa(blog) tá de parabéns. Muitíssimo obrigado.Agora dá licença que vou continuar garimpando por aqui...

    HB-Ce

    RépondreSupprimer
  14. Dney, podemos incluir o CASA DAS MÁQUINAS??? Ainda tenho a bolacha preta do ALTA TENSÃO, muito bom.

    HB-Ce

    RépondreSupprimer
  15. Grande postagem!

    Tenho esse LP e passei pra um amigo meu, que pacientemente transformou em CD/MP3 alguns anos atrás. Quando escutei de novo, em digital, foi uma viagem no tempo. Copiei pra minha molecada, que nunca tinha ouvido esse som antes e achava que Robertinho de Recife era só guitarrista de MPB.

    Eu cheguei a ver o METAL MANIA ao vivo, não lembro quantas vezes, mas muitas, os caras tocavam direto no Rio de Janeiro naquela época, embora os shows mais marcantes tenham sido o do aniversário da FLU-FM, aquele show da GLOBO na praia (acho que era "Mixto quente" o nome do programa) e em Campo Grande. Não era lá das minhas bandas favoritas, mas puta que pariu, Robertinho tocava muito, era um dos meus heróis nacionais.

    O tempo passou, entrou aquele vocalista (não lembro mais o nome, porra, isso tem lá quantos anos?! 25?) e o som foi sendo modificado até virar o YAHOO, que foi feito pra tocar na mídia, mas detonava quando o assunto era ao vivo (vi uns três shows deles, mais pela curiosidade de ver o Robertinho do que pelas babas que tocavam no rádio).

    Yeah! Gostei!

    RépondreSupprimer
  16. Eu tive o prazer de ver o Show do Robertinho do Recife quando ele abriu para o Quiet Riot aqi em São Paulo no Ginásio do Corinthians..roubou a cena. Sensacional...a galera cantando junto.. Bate o pé, Bate a mão a cabeça e o coração...sem falar dos covers de Manowar que ele tocou...
    Robertinho do Recife tem uma história de vida bem loca, é auto-didata, recusou um convite para tocar numa famosa banda dos EUA, etc. Quem se interessar procure pelo wikipedia que tem uma biografia dele por lá.
    Saudações

    RépondreSupprimer