mardi 22 septembre 2009

Damageplan - New Found Power [2004]

Logo após o fim do Pantera, com a saída de Phil Anselmo, Dimebag Darrell e Vinnie Paul precisavam de uma banda nova, para continuarem fazendo o que faziam de melhor há mais de 10 anos: Heavy Metal do bom, com aquela velha brutalidade ao extremo e toda a técnica de seus integrantes, que formavam simplesmente a nata do Heavy Metal mundial.

Sem o apoio de Rex Brown, que decidiu se juntar ao Down, junto com Phil Anselmo, Vinnie e Darrell montaram o Damageplan (originalmente New Found Power), junto com o baixista Bob Zilla (que se juntaria ao Vinnie Paul no Hellyeah, sua atual banda) e ao vocalista Patrick Lachman (mais conhecido por ter sido guitarrista do Halford) e formaram, de certo modo, uma superbanda, e comparando-se ao todo poderoso Down.

"New Found Power" saiu em 2004, com aquela velha proposta dos tempos de Pantera, com as guitarras cheias de groove de Darrell como principal atrativo, com ele mostrando toda a sua apuradíssima técnica, em riffs demolidores e solos ensurdecedores, que com certeza enlouquecerão o ouvite. A bateria de Vinnie Paul altamente técnica, também é um dos atrativos, com sua ótima técnica no pedal duplo, e isso sem contar com os vocais gritados de Patrick Lachman, beirando os guturais, em alguns momentos, e ao baixo distorcido de Bob Zilla, que acompanha muitíssimo bem as mirabolantes batidas de Vinnie.
As músicas estão muito, MUITO pesadas, talvez com mais peso que as do Pantera, e mais influenciadas pelo Thrash Metal moderno, e pelo New Metal também, em alguns momentos.

O disco foi um tremendo sucesso nos Estados Unidos, vendendo quase 50 mil cópias na primeira semana e entrando logo de cara como 38ª posição no Top 200 da Billboard, o que fez com que a banda ficasse rapidamente com agenda lotada. Seus singles também tiveram ótimas posições nos rankings de música americanos, e o vídeo-clipe de "Breathing New Life" foi presença constante na MTV e em outros canais de música.

"New Found Power" teve ainda a participação mais que especial de Zakk Wylde nas músicas "Reborn" e "Soul Bleed", e a música "Fuck You" conta com a participação especial de Corey Taylor, vocalista do Slipknot.

Porém, infelizmente, essa próspera banda teve fim pouquíssimo tempo depois do início da turnê de promoção do disco, onde um débil mental chamado Nathan Gale assassinou Dimebag Darrell durante a apresentação da banda no Alrosa Villa, em Ohio. Gale era """"""""""""fã""""""""""" do Pantera e não se conformava com o fim da banda.

Enfim, eu não farei destaque algum, pois a audição inteira do disco é recomendadíssima, só recomendo que preparem seus ouvidos para toda a violência do Damageplan, que com certeza, fará com que sua audição seja prejudicada. [risos]

1. Wake Up
2. Breathing New Life
3. New Found Power
4. Pride
5. Fuck You
6. Reborn
7. Explode
8. Save Me
9. Cold Blooded
10. Crawl
11. Blink Of An Eye
12. Blunt Force Trauma
13. Moment Of Truth
14. Soul Bleed

Patrick Lachman - Vocais
Dimebag Darrell - Guitarra
Bob Zilla - Baixo
Vinnie Paul Abbott - Bateria

Download (60MB ~ 128kbps)

Bruno Gonzalez

6 commentaires:

  1. Acompanho o blog faz muitos meses e como muitos, me assustei com a repentina saida do ar... Felizmente conseguiram voltar, e o que e melhor sem perda significativa do acervo... Agora, me senti na obrigaçao de ativar uma conta no Google para poder comentar, pois ando "espoliando" vcs ha um bom tempo(hehehe), mas evitava comentar como anonimo para nao passar por quem fala besteira, de vez em quando... Enfim, essa postagem possui otimo nivel, e me traz a tona o saudosismo ao talento do eterno Dimebag, que seria morto pouco tempo depois do lançamento desse play. Ainda bem que a musica perpetua a memoria do musico para todo o sempre e essa e uma oportunidade para quem nao conhece apreciar o potencial de açao (nao o da biologia!!) desse grande guitarrista! Saudaçoes combers e desculpem os varios acentos engolidos (as teclas estao com problema) e os comentarios nao postados, vamos compensando de agora em diante!

    RépondreSupprimer
  2. PUUUUTA DISCO PESADO DA PORRA!!!!

    RépondreSupprimer
  3. belo post, ótimo disco! valeu o retorno Combe!

    RépondreSupprimer
  4. Dimebag *_* (muito gay esse simbolozinho mas dexa queto)...porra como eu tava afim de ouvi alguma coisa diferente do dimebag tirando o pantera e rebel meets rebel...veio na hora certa...\m/...a banda teria sido uma gigante se não fosse por um retardado mental metido a fã fanatico....-_-'

    RépondreSupprimer
  5. eu sempre achei que fã fosse algo menor pra fanático ._.
    mas foda-se, que liga pra isso?
    R.I.P Dimebag
    foi bom enquanto DUROu!

    RépondreSupprimer