jeudi 3 septembre 2009

John Lennon - Imagine [1971]

Se existiu um verdadeiro ativista e poeta na história do Rock, esse cara foi o lendário John Winston Lennon, que foi sem dúvidas o artista mais importante da música pop do século XX. Os hits lançados por ele são até hoje idolatrados, modernos e imortais, para ser mais exato. Além disso tudo, ele é um grande ídolo para mim, e sua história é uma das mais fascinantes da história da música.

Depois de fazer história sendo um Beatle, onde foi responsável por vários hits dos Fab Four, ao lado do seu parceiro Paul McCartney, Lennon resolveu fazer história não apenas no mundo da música, mas também como um ativista político que, anos mais tarde, seria considerado "perigoso" pelo governo estadunidense, por causa de seus ideais e seu ativismo contra a guerra do Vietnã, em especial.

Mas, como o assunto aqui é música, vamos falar desse álbum que talvez seja o ápice da carreira solo de Lennon, trazendo o maior hit de sua carreira: A sensacional "Imagine", que se tornou uma espécie de "Hino Oficial da Paz", por causa de sua letra totalmente marcante, e que por alguns momentos, enquanto a ouvimos, realmente imaginamos como seria esse mundo que Lennon propunha.

Mas, por mais que "Imagine" seja maravilhosa, o álbum não se resume só a ela, já que o álbum inteiro é uma pérola, fazendo várias viagens à psicodelia que estava em alta na época, além de ter ótimas passagens blueseiras ("It's So Hard"), Rhythm & Blues ("I Don't Wanna Be A Soldier Mama I Don't Wanna Die"), Rock 'N' Roll ("Gimme Some Truth"), Rock Progressivo ("How Do You Sleep") e as belíssimas baladas que também se tornaram um dos fortes de Lennon ("Jealous Guy", "Oh My Love"), que transmitem um feeling incrível, sem falar nas belíssimas letras, dignas de um verdadeiro poeta.

Enfim, resenha breve, mas eu acho que para descrever uma figura tão importante para a música, as palavras não são tão necessárias. E, é claro... BAIXE AGORA! :P

1. Imagine
2. Crippled Inside
3. Jealous Guy
4. It's So Hard
5. I Don't Wanna Be A Soldier Mama I Don't Wanna Die
6. Gimme Some Truth
7. Oh My Love
8. How Do You Sleep
9. How?
10. Oh Yoko!

Download (68,2MB ~ 224kbps)

Bruno Gonzalez

10 commentaires:

  1. Um dos discos essenciais do século passado. Clássico é pouco.

    RépondreSupprimer
  2. sem querer ser polêmico nem do contra... respeito quem gosta, mas acho muito chato quem faz música pra reflexão, sobre os problemas do mundo etc.. tipo U2...
    prefiro músicas mais felizes que falam sobre o lado bom da vida. Acho que esse é o espirito do Rock and Roll.

    RépondreSupprimer
  3. Eita descrição exagerada...
    Ah, Oh Yoko é vergonha alheia danada, mas eu adoro! :D

    RépondreSupprimer
  4. Frank, eu concordo com você, pois eu também não sou muito chegado em "músicas para reflexão".

    Porém, a grande diferença do John Lennon para o U2, por exemplo, é que ele não se resumia às palavras, ele era realmente um ativista. Protestava, estava ao lado do povo que compartilhava de suas idéias...
    Como citei na resenha, os Estados Unidos chegaram a considerá-lo como "perigoso", para os planos de guerra, pois ele realmente batia de frente com o governo e causava muita polêmica onde passava. Fora que em sua carreira solo temos várias e várias músicas felizes e divertidas, assim como ele fazia nos Beatles.
    John Lennon era um cara honesto com suas idéias, no meio da década de 70, ele chegou a abandonar todo o luxo que ele tinha pra poder viver com total simplicidade, e lutando a favor de seus ideais, que como já falei, era de forma totalmente ativa, sem clichês e sem pose.

    Abração!

    helltwilight, eu não creio ter exagerado, já que o Lennon é comprovadamente tudo o que eu disse. Eu não criei o que citei sobre ele, apenas reproduzi o que "estudei" sobre sua carreira durante vários e vários anos.

    Eu sou realmente muito fã do cara.

    Abraços!

    RépondreSupprimer
  5. Bruno, é verdade. Eu tinha que ter feito essa observação. Ele realemnte vivia o que pregava. Lutava realmente por seus ideais. Apesar de n gostar muito de suas músicas em prol da humanidade, reconheço que são verdadeiras e deve ser respeitadas.

    RépondreSupprimer
  6. a diferença do Jhon é que ele não fazia isso por moda ou por fama e sim por que eram suas ideias. é um classico!

    RépondreSupprimer
  7. Bruno, "a nivel de" Beatles, Paul é soberano! hehehe

    RépondreSupprimer
  8. Eu já discordo. O John fez as melhores composições dos Beatles, enquanto o Paul fez as mais pop.

    Eu acho que ele tinha muito mais sensibilidade do que o Paul, na hora de compôr.

    Mas, claro, respeito a opinião.

    Abraços!

    RépondreSupprimer
  9. As melhores composições não só de toda a vida dos caras mas da história do rock n' roll foram assinadas pelos dois. Dupla infalível! Gosto mais do Paul McCartney como vocalista e do John Lennon quando assume as guitarras, pessoalmente falando, mas as composições da dupla são fodas!

    RépondreSupprimer