dimanche 29 juin 2008

Europe - Out Of This World [1988]


Continuando e encerrando o especial "vida após The Final Countdown", venho com esse maravilhoso disco que é injustiçado por muitos simplesmente por não possuir a formação original da banda. "Out Of This World" é o 4° disco do Europe e o 1° com o ex-guitarrista do Easy Action, o fantástico Kee Marcello.
Kee Marcello já conhecia o vocalista Joey Tempestt por conta do single "Give A Helpin' Hand", uma música escrita por Joey Tempestt [que diga-se de passagem, exímio compositor] para o projeto de caridade Swedish Metal Aid, e produzida por Kee Marcello.
Desde então, Marcello e Tempestt se tornaram amigos. Em agosto de 1986, o guitarrista do Europe, John Norum, sairia da banda [como explicado no meu post anterior]. Norum daria o tempo para que a banda encontrasse o substituto, e Joey Tempestt chamou Kee Marcello para continuar a turnê de "The Final Countdown". Visto que Kee Marcello teve um bom desempenho, entraria fixo no Europe como guitarrista.
Sobre o disco, "Out Of This World" foi um sucesso e uma decepção. Sucesso porque o disco foi certificado como disco de platina nos EUA, "Superstitious" atingiu o 31° lugar no ranking da Billboard e o 9° lugar no ranking Mainstream Rock Tracks e "Tomorrow" fez sucesso até aqui no Brasil, sendo o único país onde ela foi lançada como single. Decepção porque não atingiu o sucesso de seu antecessor, "The Final Countdown" - que era o que a mídia mais queria e era a pressão mais imposta sobre os membros do Europe.
Mas quem disse que só por isso "Out Of This World" deixou de ser um excelente disco, com ótimos riffs e solos feitos por Kee Marcello, belíssimos vocais cantados por um dos melhores e mais criativos vocalistas do hard rock, Joey Tempestt, excelentes linhas de baixo tocadas por John Levén, percussão altamente técnica e profissional de Ian Haughland, e grudentos porém bem-compostos teclados de Mic Michaeli, só porque não fez tanto sucesso como "The Final Countdown"?
Músicas como "Superstitious" e "Open Your Heart" são perfeitas para grudar em sua cabeça e te fazer ficar cantando-as o dia inteiro, solos como o de "Superstitious" com feeling que você nunca verá igual, baladas como "Open Your Heart" e "Tomorrow", perfeitas para uma declaração de amor, e porradas como "Let The Good Times Rock", para se ouvir no último volume.
Portanto, caro leitor, não deixe o preconceito no que tange à musicalidade tomar conta de você e baixe já uma das maiores obras-primas do hard rock!

Tracklist:
1. Superstitious
2. Let the Good Times Rock
3. Open Your Heart
4. More Than Meets The Eye
5. Coast To Coast
6. Ready Or Not
7. Sign Of The Times
8. Just the Beginning
9. Never Say Die
10. Lights And Shadows
11. Tower's Callin'
12. Tomorrow

Line-up:
Joey Tempest - vocal, piano em "Tomorrow"
Kee Marcello - guitarra, backing vocals
John Levén - baixo
Ian Haugland - bateria, backing vocals
Mic Michaeli - teclado, backing vocals

Clique aqui para baixar "Europe - Out Of This World"

by Silver

4 commentaires:

  1. Pra ser sincero, acho o Out of this World até um pouco superior ao The Final Countdown. É melhor gravado e as composições são mais maduras.

    RépondreSupprimer
  2. Em certos aspectos, o "Out Of This World" supera o "The Final Countdown". Acho que posso considerar um empate entre ambos.

    1 - "Out Of This World" ganha em termos de balada, enquanto "The Final Coutdown" ganha em termos de porrada

    2 - "Out Of This World" ganha em termos de produção, enquanto "The Final Countdown" ganha em termos de equalização [quando a guitarra tem que aparecer, aparece - e quando o teclado tem que aparecer, aparece]

    3 - "Out Of This World" ganha em termos de composição lírica, enquanto "The Final Countdown" ganha em termos de riffs

    É até sacanagem. os discos são muito fodas!

    RépondreSupprimer
  3. kra e complicado "taxar" entre eles e dizer qual o melhor album, bom eu prefiro optar em dizer q ambos são excelentes!!! muito bom mesmo!!!

    RépondreSupprimer
  4. Eu ouço mais esse do que o "Final".

    Acho mais melódico. Lírico e sem o excesso de sintetizadores.

    é um disco fantástico. Tenho o k-7 original até hoje. Claro. Já está gasto de tanto ouvir..rs

    RépondreSupprimer