vendredi 20 juin 2008

Van Halen - 5150 [1986]


"5150" é o 7° disco do Van Halen, sendo o primeiro da banda com Sammy Hagar assumindo o posto de vocalista. O disco comprova uma mudança histórica numa das bandas mais influentes dos anos 80, visto que a sonoridade do Van Halen ficou um pouco mais melódica do que com seu vocalista anterior, David Lee Roth.
Com inclusão das famosas "power ballads" na estética musical "van-haleana", o aspecto mais diferenciador entre Hagar e Roth, Sammy Hagar deu uma cara completamente nova e moderna ao Van Halen, visto que o disco vendeu muitíssimo bem e o Van Halen embarcou para uma longa turnê que duraria os anos de 1986 e 1987.
Uma grande conquista também foi, finalmente, o disco "5150" tirar do topo das paradas norte-americanas o maior best-selling do mundo: "Thriller" do Michael Jackson [onde Eddie Van Halen tocou o solo da faixa 5 do disco, "Beat It"] e que foi o primeiro disco do Van Halen a atingir o 1° lugar nas paradas norte-americanas. Nem o disco antecessor, "1984", conseguiu tal façanha, logo deduz-se que "5150" vendeu mais que "1984".
Sobre o disco, podemos destacar que Eddie Van Halen ainda estava literalmente batendo na guitarra, com solos e riffs fantásticos. Michael Anthony, sempre com backing-vocals altos e baixo coeso, também continuou tão bem como antes. Alex Van Halen, ainda tocando muito também, fez um riff de bateria extraordinário em "Get Up" - aliás, nessa música não teve pra ninguém, só deu o Alex! Sammy Hagar, que deu uma melodia nova à banda, não deixou a desejar - o cara canta demais. Sua extensão vocal vai além do que David Lee Roth conseguia, visto que a voz de Roth era bem mais grave. Como na época os grandes sucessos no meio do rock eram Mötley Crüe, Dokken, W.A.S.P. e Cinderella, a voz aguda de Hagar foi bem-aceita perante à crítica e ao público. Creio que seja até impossível destacar alguma faixa desse disco.
Enfim, chega de falação! Agora, com vocês, um dos maiores clássicos do hard rock: "5150"!

NOTA: Muitos, como eu, já devem ter se perguntado o significado de "5150". Pois bem, "5150" é um termo utilizado, mais especificamente na Califórnia e sua respectiva polícia, para designar pessoas com distúrbios mentais. "5150" também é o nome do estúdio caseiro de Eddie Van Halen, o nome de uma guitarra Kramer Frankenstein de Eddie e um modelo de amplificadores produzidos pela Peavey. Infame, não?!

Tracklist:
1. Good Enough
2. Why Can't This Be Love
3. Get Up
4. Dreams
5. Summer Nights
6. Best Of Both Worlds
7. Love Walks In
8. 5150
9. Inside

Line-up:
Sammy Hagar - vocal, guitarra-base
Eddie Van Halen - guitarra-solo, violão, teclado, backing-vocals
Michael Anthony - baixo, backing-vocals
Alex Van Halen - bateria, percussão

Clique aqui para baixar "Van Halen - 5150"

by Silver

5 commentaires:

  1. Matou a pau, Silver!! Belo post!! Esse álbum mostrou uma outra face pro Hard Rock q vinha sendo feito nos 80. E levando em conta q o estilo do Eddie já tinha revolucionado a guitarra fazia tempo. Pra ter uma idéia da importância desse álbum, basta observar bandas como o Danger Danger, q possuem músicas totalmente influenciadas pelo 5150. Obrigado pelo post e parabéns a todos do blog pelo bom gosto! Enquanto alguns blogs estão preocupados em postar bandinhas desconhecidas e mal produzidas, pra dizerem q são os "fodões da internet", o Combe prima pela qualidade sempre!!

    RépondreSupprimer
  2. Isso é verdade, aqui nós postamos tanto bandas desconhecidas [apenas as filés] como bandas famosas, afinal, se fez sucesso é porque tem algo de relevante. Ainda mais na década de 80, que o mainstream se tratava de bandas excelentes, como o próprio Van Halen!

    Obrigado pelos elogios cara, continue sempre visitando o blog! ;)

    RépondreSupprimer
  3. 5150 tem simplesmente uma de minhas músicas preferidas do Van Halen que é Why Can't This Be Love mas em relação a clássicos o 1984 é maior...
    apesar que se falando de Van Halen,praticamente tudo que eles lançaram é clássico

    RépondreSupprimer
  4. 5150 tem simplesmente uma de minhas músicas preferidas do Van Halen que é Why Can't This Be Love mas em relação a clássicos o 1984 é maior...
    apesar que se falando de Van Halen,praticamente tudo que eles lançaram é clássico

    RépondreSupprimer
  5. Falando em 1984, ele vendeu mais que o 5150, bom, pelo menos nos EUA
    Ótimo post, Sammy Hagar arregaça!

    RépondreSupprimer