samedi 13 décembre 2008

Autograph - Discografia [1984 - 2003]


Formado em 1983, com a intenção de ser um projeto solo do ex-guitarrista do Silver Condor, Steve Plunkett, o Autograph fez um enorme sucesso durante os anos 80, principalmente na cena rock n' roll americana. Plunkett, apesar de ter tocado guitarra no Silver Condor, seria o frontman desse novo projeto, assumindo os vocais e as composições, além da guitarra-base. Foram recrutados o guitarrista Steve Lynch [conhecido por sua técnica diferenciada de two-hands], o baixista Randy Rand, o tecladista Steven Isham e o baterista Keni Richards, sendo todos antigos amigos e companheiros de banda de Plunkett. A proposta do Autograph era transmitir um hard rock energético, com letras envolvendo diversão da melhor forma possível, refrães marcantes e melodias fortes.

"Sign In Please" foi lançado em 1984 e foi um grande sucesso nos Estados Unidos, ganhando até disco de platina, principalmente pela canção mais famosa do grupo em toda a sua carreira: o poderoso hit "Turn Up The Radio". Mas é claro que o disco possui várias outras grandes músicas, como o 2° single do álbum, "Send Her To Me" e a energética "Nineteen & Non-Stop". A melhor descrição para o álbum seria "10 rock-anthems unidos em apenas uma peça".

Mesmo não atingindo o mesmo sucesso de seu antecessor, os geniais "That's The Stuff" e "Loud And Clear", respectivamente lançados em 1985 e 1987, atingiram o disco de ouro e seguiram a mesma linha de "Sign In Please": refrães poderosos que facilmente entram em sua cabeça, letras relatando a diversão e a farra de um modo geral e riffs no maior estilo 80's rock - mas agora com algumas baladas, no maior estilo Autograph, como "Everytime I Dream" de "Loud And Clear" e "You'll Get Over It" de "That's The Stuff". Os destaques, além das baladas supracitadas, ficam por conta dos principais singles dos mesmos: "Blondes In Black Cars" de "That's The Stuff", "Dance All Night" e "She Never Looked That Good For Me" de "Loud And Clear", além das faixas-título de cada um.

Apesar de ter 3 discos bem-vendidos, não era isso que a RCA [gravadora do grupo] queria. Dessa forma, o Autograph acabaria em 1988, visto que a gravadora não ofereceu tantos recursos à banda como antes. Cada um seguiria por caminhos diferentes, mas ainda dentro da música.
Quase 10 anos depois, em 1997, Steve Plunkett lançou uma coletânea com material não lançado anteriormente pela banda: "Missing Pieces", que também conta com uma versão demo de "Turn Up The Radio", bem diferente da original. Após isso, apenas em 2003 um novo disco foi lançado [apenas com Plunkett remanescente da formação original], o revival "Buzz". Com vocês, um dos maiores expoentes do hard rock oitentista: Autograph!












Silver

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire