lundi 15 décembre 2008

REPOSTAGEM: Lynyrd Skynyrd - Discografia clássica [1973 - 1977]

Revisitando hoje a discografia do Lynyrd Skynyrd, por causa de alguns links que estavam fora do ar.
Como todos sabem, o Lynyrd Skynyrd é a minha banda favorita, numa paixão que é recente, beirando os 2 anos e meio, por aí, porém, é a banda que eu mais ouço atualmente, ao lado do Kiss e dos Beatles.

A história do Lynyrd começa em 1964, quando Ronald Van Zant conhece Allen Collins Jr. na escola, e este o apresenta à Bob Burns e Gary Rossington. Os garotos, então perseguidos pela escola ultra-conservadora que proibia o uso de um visual mais rocker, resolveram montar uma banda para tocar músicas das suas maiores influências, que vinham desde artistas de Country (Jimmie Rodgers) e Blues (Robert Johnson, J.J. Cale) à bandas de Rock britânicas (The Who, Cream, Rolling Stones) e até mesmo de outros artistas de Rock dos Estados Unidos, como os já famosos Allman Brothers. Os rapazes passaram por vários nomes diferentes até chegarem ao nome do seu professor de Educação Física, que vivia perseguindo-os: Leonard Skinner. O nome foi muitíssimo bem aceito entre os amigos e os já fãs da banda, sendo mudado para o que conhecemos hoje em dia.
Depois de várias formações, mini-turnês e gravações de demos, a banda se estabiliza com a formação: Ronnie Van Zant (vocais), Ed King (guitarra), Gary Rossington (guitarra), Allen Collins (guitarra), Leon Wilkeson (baixo), Billy Powell (piano) e Bob Burns (bateria), e lança o histórico "Pronounced 'leh-'nêrd 'skin-'nérd em 1973, dominando rapidamente a cena do Southern Rock com várias canções que viriam a se tornar clássicos do Rock, como "I Ain't The One", "Tuesday's Gone", "Gimme Three Steps", "Simple Man" e a mais famosa da banda "Free Bird", que já ganhou inúmeros covers e é mundialmente conhecida por causa de todo o seu feeling e por causa do seu furioso solo de guitarra tocado por Allen Collins. A canção serviu de influência para várias bandas, inclusive, o Blackfoot (de Rickey Medlocke, que tocou bateria nos primórdios da banda e hoje em dia toca guitarra, inclusive, fazendo o solo de Free Bird), fez uma música "irmã", chamada "Highway Song", no disco "Strikes", de 1979.
O sucesso bateu as portas da banda e eles viraram heróis nos Estados Unidos e na Europa, fazendo turnês enormes, passando por países como Inglaterra, País de Gales e Alemanha, países europeus onde a banda concentra o maior número de fãs. Um fato notório, também, é o fato da banda ter aberto vários shows dos Rolling Stones nos Estados Unidos.
O segundo disco "Second Helping" traz a também muitíssimo clássica "Sweet Home Alabama", que também se tornou rapidamente um clássico do Rock e ganhando muitíssimos covers, inclusive de Kid Rock e Zakk Wylde, dentre outros. Outros destaques desse disco ficam com "Workin' For MCA", "The Ballad Of Curtis Loew", "Don't Ask Me No Questions" e o cover "Call Me The Breeze", de J.J. Cale.
A onda de sucesso continuou com "Nuthin' Fancy", que dentre outras músicas, trazia as clássicas "Saturday Night Special" e "Whiskey Rock-a-Roller", indispensáveis nos setlists da banda, além de trazer outras ótimas músicas como "Am I Losin'", "Railroad Song" (esta que mostra um trabalho de bateria incrível de Bob Burns) e "On The Hunt".
Para o disco "Gimme Back My Bullets", aconteceram mudanças na line-up: o baterista Bob Burns e o guitarrista Ed King saíram da banda, entrando no lugar de Bob o excelente baterista Artimus Pyle. A banda gravou o disco e excursionou apenas com Gary Rossington e Allen Collins nas guitarras, até a chegada do exímio guitarrista Steve Gaines, para a gravação do excelente ao vivo "One More From The Road", que na minha opinião, só perde para o "Alive!" do Kiss. As coisas ficaram meio tensas na banda, e inclusive, por algum tempo, Ronnie Van Zant cogitou a sua saída da banda, que foi apazigüada com a entrada de Steve Gaines.
Em 1977 sai um dos maiores clássicos da banda, chamado "Street Survivors", que foi ainda mais divulgado depois da trágica morte de Ronnie Van Zant, Steve Gaines e Cassie Gaines (irmã de Steve, pertencia às "The Honkettes", grupo de 3 backin' vocals que excursionava com a banda), em um acidente de avião, no qual a banda excursionava. Os outros integrantes sobreviveram ao acidente. O disco revelou grandes clássicos como "That Smell", "What's Your Name", "You Got That Right" e "I Know A Little", que são executadas nos shows até hoje.
A banda se reuniu em 1987, sob a liderança de Allen Collins, que infelizmente já não podia mais tocar guitarra, após ter sofrido um acidente de carro, ficando paralítico. Lançaram um disco em 1991 e estão na estrada até hoje, com Billy Powell e Gary Rossington, que prometem um disco para 2009!

Outro fato interessante, é a quantidade de músicas da banda em filmes, tendo músicas tocadas em filmes famosos, como "Forrest Gump", "Con-Air", "Elizabethtown", "Blow" e "Almost Famous", por exemplo, além de existirem vários filmes que citam a banda, como em "Con-Air", onde o acidente de avião é lembrado.

A influência da banda é algo incontestável e os caras influenciaram muitos nomes de peso, como Steve Morse, Charlie Daniels e Zakk Wylde. Inclusive, bandas como Poison, Metallica, Cinderella, The Outlaws e Blackfoot já assumiram por várias vezes a influência dos caras em suas respectivas carreiras.

Bem... Vamos ao que interessa, com vocês, uma das maiores bandas de Southern Rock de todos os tempos: Lynyrd Skynyrd!

E vamos comentar aí, pessoal! :D

Pronounced 'leh-'nêrd 'skin-'nérd [1973]

1. I Ain't The One
2. Tuesday's Gone
3. Gimme Three Steps
4. Simple Man
5. Things Goin' On
6. Mississipi Kid
7. Poison Whiskey
8. Free Bird

Download (95MB ~ 192kbps)*

*Este disco tem algumas faixas-bônus não-oficiais incluídas por mim.

Second Helping [1974]

1. Sweet Home Alabama
2. I Need You
3. Don't Ask Me No Questions
4. Workin' For MCA
5. The Ballad Of Curtis Loew
6. Swamp Music
7. Needle And The Spoon
8. Call Me The Breeze

Download (51,4MB ~ 192kbps)

Nuthin' Fancy [1974]

1. Saturday Night Special
2. Cheatin' Woman
3. Railroad Song
4. I'm A Country Boy
5. On The Hunt
6. Am I Losin'
7. Made In The Shade
8. Whiskey Rock-a-Roller

Download (54MB ~ 192kbps)

Gimme Back My Bullets [1976]

1. Gimme Back My Bullets
2. Every Mother's Son

3. Trust

4. I Got The Same Old Blues

5. Double Trouble
6. Roll Gypsy Roll

7. Searching

8. Cry For The Bad Man

9. All I Can Do Is Write About It

Download (43MB ~ 128kbps)

One More From The Road [1976]

1. Intro/Workin' For MCA
2. I Ain't The One
3. Saturday Night Special
4. Searching
5. Travellin' Man
6. Simple Man
7. Whiskey Rock-a-Roller
8. Needle And The Spoon
9. Gimme Back My Bullets
10. Tuesday's Gone
11. Gimme Three Steps
12. Call Me The Breeze
13. T For Texas
14. Sweet Home Alabama
15. Crossroads
16. Free Bird

Download (70MB ~ 192kbps)

Street Survivors [1977]

1. What's Your Name
2. That Smell
3. One More Time
4. I Know A Little
5. You Got That Right
6. I Never Dreamed
7. Honky Tonk Night Time Man
8. Ain't No Good Life

Download (48,2MB ~ 192kbps)

Formações:

1973 - 1975

Ronnie Van Zant - Vocais
Gary Rossington, Allen Collins, Ed King - Guitarra
Leon Wilkeson - Baixo
Billy Powell - Piano
Bob Burns - Bateria

1976

Ronnie Van Zant - Vocais
Gary Rossington, Allen Collins - Guitarra
Leon Wilkeson - Baixo
Billy Powell - Piano
Artimus Pyle - Bateria

1976-1977

Ronnie Van Zant - Vocais
Gary Rossington, Allen Collins, Steve Gaines - Guitarra
Leon Wilkeson - Baixo
Billy Powell - Piano
Artimus Pyle - Bateria
Jo Jo Billingsley, Cassie Gaines, Leslie Hawkins - Backin' Vocals

Outros posts do Lynyrd já andaram pelo blog, então vou listá-los:

Skynyrd's First And Last [1978]
Legend [1987]
Coletânea de Demos e Raridades
Live At Asbury Park (Bootleg) [1977]
Lyve From Steel Town (DVD-Rip) [1998]
Southern By The Grace Of God [1987]
Lyve: The Vicious Cycle Tour - Celebrating 30 Years Of Rock N' Roll (DVD-Rip) [2004]

Bruno Gonzalez


5 commentaires:

  1. Fantástico post. Essa banda passou a ser uma das minhas favoritas quando eu vi um vídeo de Free Bird e seu fantástico solo, se não me engano num programa da TV Cultura. Muito bom mesmo.

    RépondreSupprimer
  2. Um dos melhores posts já feitos aqui no blog. Essa banda é obrigatória para qualquer um que goste de boa música.

    RépondreSupprimer
  3. Noss... eu tenho a fase Ronnie Van Zant TODA EM LP!!!!
    Skynyrd é 100 comentários neh... é, sem sombra de dúvida, o maior expoente da história do S. Rock e van Zant está na minha lista pessoal dos 5 mais influentes vocalistas da história do rock.
    Parabéns pelo post!!!

    RépondreSupprimer