mercredi 17 décembre 2008

Creed - Discografia [1997 - 2001]


O Creed foi formado em 1995 por dois amigos de faculdade, o vocalista Scott Stapp e o guitarrista Mark Tremonti, recrutando posteriormente o baixista Brian Marshall e o baterista Scott Philips. A sonoridade da banda, apesar de ser alegada como "Christian rock" [suposição falsa, visto que as letras não têm direção ao cristianismo] ou "post-grunge", alega uma influência bem mais pesada, principalmente se a guitarra de Mark Tremonti, sempre com pegada e timbre puxados para o heavy metal, for levada em consideração.

Lançado por uma pequena gravadora, "My Own Prison" vendeu relativamente bem e atingiu o status de disco de platina 6x. O single "What's This Life For" chegou a ficar em 1° lugar nos Estados Unidos e trouxe mais sucessos como "Torn", "My Own Prison" e a melhor do disco, na minha opinião, "One".

Seu sucessor, "Human Clay", foi um estouro por todo o mundo, vendendo mais de 11 milhões de cópias só nos EUA e certificado como disco de diamante na terra do Tio Sam, 7x platina na Nova Zelândia, 6x platina no Canadá, 5x na Austrália, entre outros. Os hits "With Arms Wide Open" [o maior sucesso da banda, até então] e "Inside Us All", calmos e até melancólicos, aliam-se à canções ferozes e pesadas como "What If" e melodias elaboradas como de "Say I" e "Are You Ready?".

Após a turnê do álbum, o baixista Brian Marshall deixa a banda por divergências musicais e profissionais. "Weathered" foi lançado e certificado como disco de platina 6 vezes, além de permanecer em 1° lugar nas paradas americanas por 8 semanas constantes, dividindo tal feito com os Beatles. Novamente, músicas pesadas como "Bullets" e "My Sacrifice" unem-se à calmas músicas como "One Last Breath" e "Don't Stop Dancing", além de músicas diferentes se tratando do estilo do Creed como "Lullaby" e "Who's Got My Back?", sendo esta uma longa canção de 8 minutos. Visto que Marshall havia deixado o grupo, Tremonti gravou todos os baixos e Brett Hestla concluiu a turnê do disco.

Infelizmente, durante o ano de 2003, o Creed caiu em um hiato, anunciando posteriormente seu fim devido à problemas de comportamento de Stapp. Tremonti e Philips, unidos ao ex-baixista Brian Marshall e ao vocalista Myles Kennedy [que já chegou a ser cogitado como novo vocalista do Led Zeppelin], formaram o Alter Bridge, enquanto Stapp começou uma carreira-solo após tentar cometer suicídio com o fim do grupo.

Com vocês, a discografia de um dos grupos de rock mais bem-vendidos dos anos 1990/2000: Creed!








Silver


6 commentaires:

  1. a discografia esta em qal qualidade,seria 320kbps?

    RépondreSupprimer
  2. Mesmo que o Creed não fosse (como de fato é), a banda de rock mais bem sucedida da década de 2000 (ninguém vendeu tanto quanto eles até hoje), a simples análise dos CD's revela a desejada qualidade do seu post grunge, em canções que aliam mletras inteligentes aos belíssimos power chords de Mark Tremonti em riffs que, de tão eficientes, colocaram o Creed na história do rock mundial, apesar do pouquíssimo tempo de vida da banda.
    Parabéns pelo post!

    RépondreSupprimer
  3. bandinha de fm... mas tem algumas musicas legais...

    RépondreSupprimer
  4. Rock dos bons e agradável aos ouvidos...

    Valeu "silvério" lindão... Muito bom!

    Bjs.

    RépondreSupprimer
  5. Já comentei, mas vou comentar denovo...
    Dirigindo para o trabalho hoje, vim ouvindo Human Clay...
    Além do som ser extremamente agradável aos ouvidos, Creed é uma banda que tem conteúdo, que realmente tem o que dizer.
    As letras são profundas e dá pra entender bem pq foram confundidos com banda Cristã.
    A discografia, em termos gerais, é muito bom e se alguém não conhece ainda, vale a pena baixar pelo menos o Human Clay...

    Quanto a mim, eu certamente vou (*) "To a place where blind men see" e "To a place with golden streets" quando eu morrer!

    (*) Higher.

    RépondreSupprimer
  6. Inclusive... esqueci de dizer, ante-ontem eles lançaram o quarto álbum - Full Circle. Ainda não tem por aqui, mas assim que sair, compra garantida!

    Abraços.

    RépondreSupprimer