vendredi 13 mars 2009

Barão Vermelho - Supermercados da Vida [1992]


Muitas vezes o pré-conceito estabelecido nos faz perder várias coisas boas na vida. Isso se aplica muito no Rock, onde os apreciadores mais radicais não toleram o sucesso comercial, como se toda banda não quisesse atingir o reconhecimento fazendo seu honesto trabalho. Falo isso porque, explicar para a geração mais nova a importância do Barão Vermelho na história do Rock n’ Roll feito em terras brazucas é, quase em 100% das ocasiões, como dar murro em ponta de faca. Tá certo que os últimos trabalhos da banda cada vez mais tendem para o Pop/Rock. No entanto, Frejat e sua turma possuem uma folha corrida de bons serviços prestados que falam por si só.

Lançado logo após a turnê que comemorou os dez anos do grupo, “Supermercados da Vida” é um disco com a cara do Barão. Aquele som totalmente stonenano, com toques de Blues e guitarras pesadas comparece de maneira direta, desde a abertura com “Fúria e Folia”, música beirando o Hard Rock, especialmente em seu final arrasa-quarteirão. Na seqüência vem “Odeio-te Meu Amor”, homenageando o rock paulistano dos 70’s no melhor estilo Jagger/Richards. Outros destaques são a música de trabalho, a densa “Pedra, Flor e Espinho”; “Flores do Mal”, uma das mais belas baladas da história do Rock nacional (com uma letra perfeita para a dor-de-cotovelo) e “Azul Azulão”, uma espécie de filha bastarda brasileira do Deep Purple, com levada à la “Black Night/Strange Kind of Woman”, Hammond e tudo mais que se tem direito. O álbum teve a participação de George Marino na produção, que também trabalhou com Queen, Aerosmith, Led Zeppelin, Iron Maiden, AC/DC, Van Halen, Metallica, Dio e Guns N’ Roses, além de alguns mais recentes como Coldplay, Slipknot e Nickelback. Pouco, né (risos)? Não deixe passar a oportunidade de conferir esse clássico feito por essas terras.

Roberto Frejat (vocais e guitarras)
Fernando Magalhães (guitarras)
Rodrigo Santos (baixo)
Guto Goffi (bateria)
Peninha (percussão)
Maurício Barros (teclados – convidado especial)

Participações
Guilherme Arantes (piano na faixa #2)
Sivuca (Acordeom na faixa #4)

01. Fúria e Folia
02. Odeio-te Meu Amor
03. Pedra, Flor e Espinho
04. Flores do Mal
05. Azul Azulão
06. Fogo de Palha
07. Fios Elétricos
08. Supermercados da Vida
09. Sombras no Escuro
10. Cidade Fria
11. A Noite Não Acabou
12. Comendo Vidro
13. Portos Livres
14. Marcas no Pescoço

44,6 MB
VBR (144 - 256 kbps)

Download

6 commentaires:

  1. Obra-prima do Barão. O que não é pouco.

    RépondreSupprimer
  2. discaço, altamente recomendado!! ouça "Pedra Flor Espinho" no talo!!

    RépondreSupprimer
  3. Adoroo BarãooO...

    ~~>Link Ta dando erro<~~

    =/

    \,,/

    RépondreSupprimer
  4. Realmente vc disse tudo! Quando esse album saiu, muita gente da minha turma de amigos torceu o nariz e tal... No mesmo ano eles tocaram gratuitamente na inauguração do SESC de minha cidade, e foi um puta showzaço!
    Lá se vão 17 anos!
    Sempre gostei do Barão, especialmente da era pós-Cazuza...
    Esse disco e o Barão Ao Vivo são os meus preferidos!
    Hoje tenho mais de 35 anos, e ainda vejo com olhos curiosos discos que marcaram parte de minha vida, e esse foi um deles!
    Parabéns pelo blog! Só coisa fina!

    RépondreSupprimer