dimanche 8 mars 2009

The Rolling Stones - Sticky Fingers [1971]


Atendendo ao pedido do Gabriel, realmente tenho que admitir que, na Combe do Iommi, faltava material de uma das maiores bandas do mundo. Ironicamente, um dos maiores clássicos da música e da própria carreira dos bad boys of rock n' roll, The Rolling Stones, foi lançado pouco tempo após o fim do grupo que era considerada o "oposto" deles, The Beatles. Após a psicodelia presente nos antecessores, o famigerado rock n' roll com raízes calcadas no blues, R&B e country volta com toda a força em um dos maiores sucessos comerciais dos Stones.

"Sticky Fingers", lançado em abril de 1971, é o 13° álbum da carreira dos Rolling Stones e o primeiro a ser lançado na própria gravadora do grupo, a Rolling Stones Records. O disco não se torna só revolucionário por ser o primeiro lançamento do conjunto em sua própria gravadora, mas por conter a primeira aparição do clássico símbolo da língua de fora, feito por John Pasch, além da capa e contra-capa serem feitas pelo histórico e renomado artista plástico Andy Warhol. A história capa foi considerada a melhor capa de todos os tempos pela VH1 e influenciou a capa de "Too Fast For Love", do Mötley Crüe.

Musicalmente, "Sticky Fingers" é uma das peças mais roqueiras já vistas até então, considerando que em 1971 tínhamos poucos expoentes no rock em si e maioria destes envolvia muita psicodelia e complexidade em suas canções. Letras divertidas e cheias de atitude, riffs históricos, solos matadores, cozinha precisa e vocais repletos de personalidade: podemos resumir, assim, esse tremendo discão que obteve muito sucesso desde seu lançamento, ficando em 1° lugar nas paradas americanas, inglesas e australianas, além de conquistar 3 discos multi-platinados, persistindo até hoje como um dos álbuns mais influentes da história do rock.

Fica difícil destacar algo, pois o disco é ótimo do começo ao fim e é um pouco curto, com pouco mais de 45 minutos de duração. Mas é impossível deixar de destacar algumas músicas que se consolidaram como eternos clássicos, como as roqueiras Brown Sugar e Bitch, a extensa Can't You Hear Me Knocking? (com um solo de guitarra fantástico), as baladas Wild Horses e I Got The Blues e as blueseiras You Gotta Move e Dead Flowers (minha predileta do disco). Rock sem frescuras - um must have na coleção de qualquer fã do bom e velho rock n' roll!

Tracklist:
01. Brown Sugar
02. Sway
03. Wild Horses
04. Can't You Hear Me Knocking?
05. You Gotta Move
06. Bitch
07. I Got The Blues
08. Sister Morphine
09. Dead Flowers
10. Moonlight Mile

Line-up:
Mick Jagger - vocal, guitarra, violão, percussão
Keith Richards - guitarra, violão, vocal, backing-vocals
Mick Taylor - guitarra, violão, slide guitar
Bill Wyman - baixo, piano
Charlie Watts - bateria


Silver

Ron Wood e Mick Jagger em 1975

6 commentaires:

  1. Nuooooosssss...Stones...adoro viajar no solo de "Sway".
    Pra mim, eh Deus no Céu e Richards na Terra!

    RépondreSupprimer
  2. Wild Horses, uma das baladas mais lindas de todos os tempos. Disco muito foda de uma das minhas bandas preferidas!!!

    RépondreSupprimer
  3. Clássico do começo ao fim
    álbum perfeito, mas quem está na foto com o Mick é o Ron Wood e não o Keith Richards :D

    RépondreSupprimer
  4. Embora eu não seja fã dos Stones (prefiro os Beatles. :D), tenho que reconhcer que este disco é um classicão!!!

    RépondreSupprimer
  5. tbm prefiro os Beatles,mas Rolling Stones tbm é foda,e esse CD tbm

    RépondreSupprimer
  6. eu tenho esse vinil

    a capa tem um ziper, se você abrir, dá de cara com uma cueca

    realmente uma capa história, andy warhol é fudido, como já se viu no velvet underground

    e um clássico absoluto do rock

    stones > beatles

    RépondreSupprimer