mardi 17 mars 2009

Peter Criss - Out of Control [1980]


O álbum “Out of Control” é praticamente um desabafo desse grande baterista que fez sua fama no KISS, Peter Criss. Seguindo a linha de seu álbum Solo de 1978, Peter Criss mostra ao mundo que não precisava dos seus velhos companheiros para fazer música de qualidade.

De acordo com entrevistas do próprio Catman, as músicas do álbum já estavam sendo escritas desde o lançamento do álbum de 1979 do KISS, “Dynasty”. Esse foi o período de maior “extravagância” da banda (bonecos, papel higiênico e afins) e também uma época em que os nervos estavam à flor da pele. Gene Simmons e Paul Stanley não toleravam mais o comportamento auto-destrutivo de Peter Criss, o que culminaria na saída dele em 1980, logo após o lançamento do álbum “Unmasked”, em que ele ainda faz parte da capa (porém somente da capa, pois nem no álbum havia tocado).

Alguns meses depois, “Out of Control” seria lançado, mas infelizmente não alcançou muito sucesso, tendo vendas bem modestas pelo mundo. Porém, acredito que todos aqui sabemos que um bom número de vendas não significa qualidade.

É um álbum que possui músicas com “pegadas” de vários estilos, assim como seu álbum solo de 1978. Começa com uma música lenta, no violão, que mostra o estado de espírito de Peter Criss durante a composição do disco, “By Myself” (os primeiros versos são “By Myself, Starting over again...” o que em português poderia ser traduzido como “Por mim mesmo, começando de novo...”). Em seguida temos um Rock bem setentista, que caberia num dos três primeiros discos do KISS, “In Trouble Again”, a voz impecável e única de Peter Criss chama atenção nessa faixa. Outra faixa que merece destaque é a faixa que dá nome ao álbum, “Out of Control”, que também poderia estar facilmente num álbum do KISS, como “Dynasty” ou “Unmasked”.

Um detalhe final, quando o LP (somente para a versão do LP mesmo) termina, pode-se escutar um pequeno trecho de aproximadamente quinze segundos em piano de uma música chamada “As Time Goes By”, na voz de Peter Criss. Ele canta somente 2 versos, “You must remember this, a Kiss is still a Kiss...” Deixo esse trecho final para as mentes pensativas [risos]!

Faixas:

1. By Myself
2. In Trouble Again
3. Where Will They Run
4. I Found Love
5. There’s Nothing Better
6. Out of Control
7. Words
8. You Better Run
9. My Life
10. Feel Like Letting Go


†Iommi†

Peter Criss em 1981.

5 commentaires:

  1. A bela adormecida voltou!

    E Peter Criss r0x

    RépondreSupprimer
  2. Peter Criss!!!, tirando as doideiras do cara!! com certeza fica o grande vocalista de voz grave e de influências diversas que esse cara foi!!

    Altamente recomendado se for fâ do cara.

    RépondreSupprimer
  3. Música de melhor qualidade,Peter Criss,o músico mais genial da história

    RépondreSupprimer
  4. Foda!
    Peter no início dos anos 80 já era um tiozão de mão cheia! [risos]

    RépondreSupprimer