vendredi 27 février 2009

REPOSTAGEM: Metallica - Metallica [1991]


Já era de se esperar que o Metallica tomasse um rumo mais voltado ao Heavy Metal, deixando um pouco as suas vertentes Thrash. Nota-se facilmente isso ouvindo os antecessores do disco que trago nessa postagem, "Master Of Puppets" e "...And Justice For All". Ainda mais ao convidarem o produtor Bob Rock, pelo seu trabalho no clássico "Dr. Feelgood", do Mötley Crüe.

Chega a ser incrível quando se ouve o "Metallica" (também conhecido como "Black Album") e se pensa que apenas 4 caras fizeram aquilo, apenas 4 caras escreveram e criaram aquilo (apesar de Jason Newsted ter apenas participado da composição de My Friend Of Misery). As humildes 15 milhões de cópias vendidas só nos Estados Unidos não foram à toa: "Metallica" é um disco pra qualquer fã do bom e velho metal tirar o chapéu.

Musicalmente falando, o abalo sofrido pela morte de Cliff Burton fez com que James Hetfield e Lars Ulrich fizessem o "...And Justice For All" praticamente sozinhos, deixando Kirk Hammett e o novato Jason Newsted de fora das composições. A presença de Bob Rock fez com que não só Hetfield e Ulrich se "abrissem" mais, como também que voltassem um olho no gato e outro no peixe. Deixaram o Thrash Metal rápido, cru e sujo um pouco de lado para adotar um Heavy Metal elaborado, bem-feito e com pitadas bárbaras de Thrash Metal - e isso se refletiu em ótimas críticas, boas vendagens por todo o mundo e uma turnê de 3 anos, parte dela ao lado do Guns N' Roses.

O preconceito gerado pelos fãs xiitas em cima de "Metallica" é cego quando temos músicas do nível de Enter Sandman, Sad But True, Wherever I May Roam, Holier Than Thou e The Struggle Within - que saciam tanto fãs do antigo Metallica como a mídia. Em contrapartida, temos canções de cunho comercial como The Unforgiven, Don't Tread On Me e a primeira balada propriamente dita da carreira do grupo: a belíssima Nothing Else Matters, maior responsável por todo o alvoroço entre os fanáticos, que não aceitavam o fato da banda trazer uma balada em um disco de uma das bandas precursoras do Thrash Metal.

No mais, reitero que o preconceito que ronda esse disco não passa de "crise de old school". Coloque esse disco no máximo e sinta a energia de uma das mais poderosas e conhecidas bandas do metal: o majestoso Metallica!

Tracklist:
01. Enter Sandman
02. Sad But True
03. Holier Than Thou
04. The Unforgiven
05. Wherever I May Roam
06. Don't Tread On Me
07. Through The Never
08. Nothing Else Matters
09. Olf Wolf And Man
10. The God That Failed
11. My Friend Of Misery
12. The Struggle Within

Line-up:
James Hetfield - vocal, guitarra-base, violão em 4
Kirk Hammett - guitarra-solo
Jason Newsted - baixo, backing-vocals
Lars Ulrich - bateria, percussão
Michael Kamen - arranjos da orquestra em 8

Download
(56,9mb - 128kbps)

Silver

11 commentaires:

  1. Melhor cd do metallica na minha opinião \,,/

    RépondreSupprimer
  2. Não entendo porque o "ÓÓÓÓÓÓ" desse CD. Realmente é um disco bom, mas não consideraria como o melhor do Metallica.

    RépondreSupprimer
  3. Pelo menos da minha parte, é um dos melhores discos do Metallica. Um dos que eu consigo ouvir de ponta à ponta sem sentir vontade de pular uma música sequer.

    Mas opinião é opinião. :P

    RépondreSupprimer
  4. É um bom disco, pena que algumas músicas ficaram batidas demais. Acaba, que no final das contas, o disco vale mais a pena pelas outras músicas, que pelos clássicos que lançou.

    Mas, mesmo assim, o nível da postagem é altíssimo!

    RépondreSupprimer
  5. achu mto bom esse cd mas nao to conseguindo baxa ele nao

    RépondreSupprimer
  6. Este é sem dúvida o disco do Metallica que eu mais ouvi na minha vida! Do caralho, vale a pena.

    RépondreSupprimer
  7. Parabéns pelo seu blogg e principalmente por seu conhecimento no assunto. Ainda não tinha visto alguém tão jovem, com tanto conhecimento. Parabéns!
    Nos vemos no show do Metallica. Bjs, Evelyn.

    RépondreSupprimer