lundi 2 février 2009

.38 Special - Special Forces [1982]

O post de hoje traz uma das mais lendárias bandas do meio Southern dos Estados Unidos, o magnífico .38 Special.
A banda foi formada em 1975 por Donnie Van Zant e Don Barnes, sendo que no início, a banda mandava um som bem parecido com as outras bandas da região, com uma pegada Country e Blues muito forte. No início dos anos 80, eles foram colocando outros elementos em sua música, colocando muito do AOR em seu som, deixando-o mais melódico e grudento.
"Special Forces" é um dos maiores sucessos comerciais da banda, que mostra o resultado dessa mistura entre o Southern e o AOR, com riffs muitíssimo bem elaborados por Don Barnes, que se mostrou um dos melhores guitarristas da cena Southern, se equiparando à monstros do estilo, como Allen Collins e Rickey Medlocke.
"Caught Up In You" se tornou um grande hit, assumindo por algum tempo o topo do ranking da Billboard no mesmo ano, o que alavancou a carreira da banda, mostrando-a para todo o país. Vale lembrar também, que "Special Forces" ganhou disco de platina e terminou em 10º lugar no ranking americano.
Breve resenha, mas prum discão destes, palavras não são nada! :D

Tracklist:

1. Caught Up In You
2. Back Door Stranger
3. Back On The Track
4. Chain Lightnin'
5. Rough-Housin'
6. You Keep Runnin' Away
7. Breakin' Lose
8. Take 'Em Out
9. Firestarter

Donnie Van Zant - Vocais
Don Barnes - Guitarra-líder, vocais de apoio
Jim Barnes - Harpa
Larry Junstrom - Baixo
Steve McRay - Teclados
Terry Emery - Piano
Steve Brookins - Bateria
Jack Grondin - Bateria
Carol Bristow - Vocais de apoio
Lu Moss - Vocais de apoio

Download (51,7MB ~ 160kbps)

Bruno Gonzalez

2 commentaires:

  1. Pessoal da Combe,
    Excelente post! Me lembrou a hora do almoço assistindo os programas de clipe da Band (nem havia a MTV ainda) lá pelos idos de 82, quando eu chegava do Colégio lá em Sorocaba e almoçava vendo os clipes do Dio, Twisted Sisters, Judas, Iron, AC/DC e Cia Ltda. Me lembro claramente do clipe do .38 Special, onde apareciam dois bateristas demolindo tudo...!
    Bons tempos: 15 anos de idade, aula de manhã, futebol à tarde e rádio-pirata à noite. Pois é, nos anos 80, Sorocaba era a capital das rádios-pirata, e o DENTEL (esta é do fundo-do-baú) vivia caçando a moçada que gostava de difundir o Rock Pesado nas ondas do rádio.
    Posso dizer que hoje, aos 4.2 de idade, ainda me considero um "metaleiro" (esta era a palavra da moda, junto com "headbanger").
    Agradeço a viagem no túnel do tempo.
    E quanto ao post anterior (Jazz) parabéns pela coragem de quebrar paradigmas e mostrar aos passageiros da Combe, que este gênero também pode ser fodão ao ponto de quebrar tudo e fazer a cabeça da moçadinha mais nova.
    Aguardo novos posts de Jazz.
    Abraços,
    ZM

    RépondreSupprimer
  2. Fala Galera do Combe!

    Na tradução da ficha do CD está Jim Barnes - Harpa, mas na verdade "harp" é gaita, ok?

    Abração e parabéns pelo blog que, putaqueopariu, é muito bom!

    Felippão
    Mojo Society
    Rio de Janeiro - Brasil

    RépondreSupprimer