Acho que eu nem preciso falar muito sobre a banda, já que é conhecidíssima. A banda britânica de rock n' roll The Rolling Stones foi criada em 1962 com um nome improvisado, e logo que alcançou alguma identidade musical, lançaram discos extremamente criativos e, simplesmente, rock n' roll; com isso, cravaram os seus nomes eternamente na história esse gênero. Discos como ''Aftermath'' [1966] e o fantástico ''Beggars Banquet'' [1968] mostraram o quão os integrantes dessa banda eram criativos, principalmente pela eterna dobradinha de composições Jagger/Richards, ou, se preferir, Glimmer Twins. ''Let It Bleed'', disco que alcançou o topo das paradas no Reino Unido e o terceiro lugar na Billboard Top Pop Albums nos Estados Unidos, recebeu críticas positivas de inúmeras revistas e é considerado um dos melhores 600 albuns do mundo sendo listado no número 32 da lista da revista Rolling Stone e o número 24 da lista da pesquisa dos melhores albuns de acordo com o canal de TV VH1, mostra a banda no seu ápice criativo que, para a nossa sorte, se estendeu em vários discos.
Gravado em novembro de 1968 e em fevereiro até novembro de 1969, produzido por Jimmy Miller (Nirvana, Blind Faith e muitos etc's), ''Let It Bleed'' é um disco de tamanha perfeição, misturando vários estilos ao rock com extrema competência incluindo aí o uso de diversos instrumentos, desde as canções inesquecíveis até a capa, onde é mostrada uma escultura surreal do artista Robert Brownjohn. Devido ao título do disco, até hoje não se sabe se é uma tiração com o otimismo deslocado e a inabilidade de completar o seu album dos Beatles (os Beatles entraram em estúdio na mesma época que os Beatles entraram pra gravar o sucessor de ''Abbey Road'' [1969] ou é uma expressão de solidariedade com a forma de gravar tanto a dos Beatles como a dos Stones.
O disco conta com 9 deliciosas faixas (10, contando com o single de ''Honky Tonk Woman'', providenciado por mim), começando com a semi-explosiva ''Gimme Shelter'', que além de contar com um incrível trabalho de guitarras e vocais (criada a partir do trabalho de Jagger e Richards e da excepcional vocalista Merry Clayton), fala sobre a Guerra do Vietnã como se fosse uma procura por abrigo de uma terrível tempestade (é notável também as citações dos ideais dos anos 60).
O disco segue com ''Love In Vain'', cover do grande Robert Johnson e que caiu como uma luva ao estilo dos Stones. ''Country Honk'' é nada mais nada menos do que uma versão country de ''Honky Tonk Woman'', a boa ''Live With Me'' tem uma letra divertida e a faixa-título, com as suas letras MUITO sugestivas que falam sobre sexo, drogas e rock n' roll. Excelente faixa.
A boa ''Midnight Rambler'' dá uma apaziguada no clima enquanto ''You Got The Silver'', além de falar sobre uma namorada de Richards, tem os vocais liderados pelo próprio gutarrista. ''Monkey Man'', uma canção bem esquisita e que parece ter sido composta num dos sagrados momentos de inspiração dos Stones (durante os passeios na ''montanha prateada'' [risos]), abre alas para uma canção que faz qualquer marmanjo se desfazer em lágrimas: ''You Can't Always Get What You Want''. Uma memorável balada, simplesmente adorável.
Caras, é assim como está escrito na folha dentro da capa do vinil: ''Esse disco deve ser escutado alto.''
Um ótimo download!
Tracklist:
01. Gimme Shelter
02. Love In Vain (Robert Johnson Cover)
03. Country Honk
04. Live With Me
05. Let It Bleed
06. Midnight Rambler
07. You Got The Silver
08. Monkey Man
09. You Can't Always Get What You Want
10. Honky Tonk Woman (Single - Bonus Track)
Line-up:
Mick Jagger - Vocais, vocal de apoio e gaita
Brian Jones - Percussão e autoharp (uma espécie de variação da cítara)
Keith Richards - Violão, guitarra, slide guitar, baixo e vocais
Mick Taylor - Guitarra e slide guitar
Charlie Watts - Bateria
Bill Wyman - Baixo, autoharp e vibrafone
Byron Berline - Violino em ''Country Honk''
Merry Clayton - Vocais e vocal de apoio em ''Gimme Shelter''
Ry Cooder - Bandolim em ''Love In Vain''
Rocky Dijon - Percussão em ''You Can't Always Get What You Want''
Nicky Hopkins - Piano e orgão
Bobby Keys - Saxofone tenor em ''Live With Me''
Al Kooper - Piano, trompa e orgão em ''You Can't Always Get What You Want''
The London Bach Choir - Vocais em ''You Can't Always Get What You Want''
Jimmy Miller - Percussão, tambores e tamborim
Jack Nitzche - Arranjos de coral em ''You Can't Always Get What You Want''
Leon Russel - Piano e arranjo de trompa ''Live With Me''
Ian Stewart - Piano
Nanette Workman - Vocal de apoio em ''Country Honk''
Download: Rolling Stones - Let It Bleed [1969]
By Alvaro Corpse
Excelente disco, Cesar!
RépondreSupprimerNossa, dessa vez até eu quebrei a cara! No bom sentido, pois é de dar inveja a gama de artistas, dos mais variados estilos, que encontramos aki em apenas uma semana. Vocês tem uma facilidade para postar material de qualidade estupenda!
RépondreSupprimerStones, na minha concepção é a MAIOR banda de rock do mundo, pois tocam de forma "suja" e "crua", INFINITAMENE diferente de seus compatriotas Besouros. Me orgunho de ter, quase que por completa, a discografia da banda em vinyl e bem lembrada a frase da contracapa de Let It Bleed - recomendo também o já citado "Beggars Banquet" o fodásticodestruidorkiller "Some Girls" e o "Goats Head Soup", que contém minha música preferida do grupo: Doo Doo Doo Doo Doo (Heartbreaker).
No mais, ABRAÇO e excelente resenha Alvaro Corpse. FLW!
http://aferroefogometalrock.blogspot.com/
RépondreSupprimerCONHEÇA, BLOG ESPECIALIZADO EM METAL NACIONAL. SEU LINK ESTA ADD COMO PARCEIRO
Só pra completar, discografia básica dos Stones também inclui Sticky Fingers e Exile on Main Street, certo?
RépondreSupprimerE aumenta que isso aí é rock and roll!!!!!!!!!!!!11