vendredi 17 juillet 2009

Savatage - Streets: A Rock Opera [1991]


Tá aí uma banda que eu nunca me imaginei postando, o Savatage. Devo admitir que até um tempo atrás eu não ia muito com a cara deles, gostava de uma música ou outra.
Mas o que me fez reconhecer o trabalho dos irmãos Oliva, foi este disco que lhes trago hoje, um dos mais sensacionais, bem feitos, especiais e incríveis que eu já ouvi, um álbum completamente conceitual, do início ao fim, que conquista cada um que ouve: "Streets: A Rock Opera".

Como o nome já sugere, o que podemos encontrar aqui, é Opera-Rock de primeira, que conta a história de DT Jesus, um músico fictício, obviamente, que vive em Nova Iorque e começa o disco como um traficante de drogas e termina como um falido Rockstar, sendo inspirado num livro que o produtor Paul O'Neill escreveu, bem antes de se envolver com a banda (coisa que começaria em 1987, com o lançamento do álbum "Hall Of The Mountain King"), e ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma auto-biografia.

Embora "Streets" seja um álbum longo, ele em nenhum momento é cansativo, pois a incrível versatilidade da banda mantém o ouvinte aceso o tempo todo. Os vocais de Jon Oliva também impressionam, extremamente rasgados, juntando-se ao instrumental progressivo da banda, que ganha boas influências de Hard Rock, em alguns momentos, fora toda a influência do Heavy Metal tradicional, que o Savatage já apresentava desde o seu início. O álbum se tornou um dos principais da banda, que passou a apresentar várias músicas dele ao vivo, e inclusive, Jon Oliva, em algumas ocasiões, chegou a tocar o álbum na íntegra em seu projeto paralelo, o "Jon Oliva's Pain", o que foi uma surpresa para muitos fãs na época, e inclusive para ele, que disse ter gostado muito de tocar músicas que ele nunca havia tocado com o Savatage.

E, enfim, chego ao final do post apenas recomendando ao máximo o download deste disco, pois ele é quase que uma obrigação para qualquer fã de Heavy Metal que se preze.

1. Streets
2. Jesus Saves
3. Tonight He Grinds Again
4. Strange Reality
5. A Little To Far
6. You're Alive
7. Sammy And Tex
8. St. Patrick's
9. Can You Hear Me Now
10. New York City Don't Mean Nothing
11. Ghost In The Ruins
12. If I Go Away
13. Agony And Ecstasy
14. Heal My Soul
15. Somewhere In Time
16. Believe

Jon Oliva - Vocais, piano
Criss Oliva - Guitarra
Johnny Lee Middletown - Baixo
Steve Warcholz - Bateria

Download (93,8MB ~ 192kbps)

Bruno Gonzalez

9 commentaires:

  1. Ótima postagem, esse disco do Savatage é do caralho. Destaque incondicional para "Believe", uma das melhores músicas que já ouvi em todos os aspectos!

    RépondreSupprimer
  2. Grande post. Gosto muito de Savatage e esse com certeza é um dos melhores discos deles. Valeu!

    RépondreSupprimer
  3. Tenho esse play, Savatage era bom pra kct, me traz muitas lembranças me marcou de mais.

    RépondreSupprimer
  4. nunca ouvi, depois de ler a resenha rlz, e os comentários, vou baixar pra ver qual é a da banda.

    vlw brunão!

    RépondreSupprimer
  5. Galera, valeu pelo excelente trabalho de vcs, e por esse post tb. Esse cd é bom, mas como humilde opinião minha, recomendo o HANDFUL OF RAIN ... é fantastico. Abcs

    RépondreSupprimer
  6. Disco espetacular, o que me fez amar o Heavy progressivo, visto que não sou fã de Metal, e sim de Hard Rock. Mas este album é maravilhoso e Believe realmente encantadora!

    RépondreSupprimer