mercredi 15 juillet 2009

A Perfect Circle - Mer de Noms [2000]

Eu sei que muita gente com certeza vai odiar este post, principalmente por se tratar de uma banda do chamado Rock Alternativo, mas, embora seja um estilo que eu também não sou lá muito fã, o A Perfect Circle consegue se destacar muito bem, por conter várias influências diferentes em seu som, que incluem até uma presença bem progressiva em seu som, fora as letras, que ao invés de ficarem de "chororô", falam sobre os amigos e as outras pessoas que passaram pela vida do vocalista Maynard James Keenan (que também é o líder do Tool).

Mas, embora Maynard tenha impacto total sobre as letras e estilo do APC, o fundador da banda foi o guitarrista Billy Howerdel, que até então, era roadie de Maynard no Tool, e também já trabalhou em bandas como Nine Inch Nails, Guns N' Roses e Smashing Pumpkins, sendo que em todas, ele foi apenas um roadie.
Howerdel já tinha a idéia do grupo em mente, então mostrou vários instrumentais à Maynard, que rapidamente se ofereceu para assumir os vocais. A banda foi completada pelo guitarrista Paz Lenchantin e pelo baixista Troy Van Leeuwen, sendo que os dois sairiam em 2002.

"Mer de Noms" ("Mar de Nomes", em francês) é o primeiro disco do grupo, que fez um imenso sucesso mundial, sendo certificado como disco de platina pouco tempo depois, e vendendo a impressionante marca de 188 mil cópias apenas na primeira semana do lançamento. Suas músicas eram incansavelmente tocadas em canais especializados em música e em rádios. O álbum traz uma atmosfera bem conceitual, com músicas conectando-se entre si e, como eu já disse no início do tópico, sem os "chororôs", que as bandas alternativas costumam fazer, com suas letras em homenagem às pessoas que passaram pela vida de Maynard (nota-se isso pela grande quantidade de músicas com nomes como títulos), como por exemplo, "3 Libras" que fala sobre 3 amigos de Maynard que são do signo de Libra, "Judith" fala sobre sua mãe, que teve um aneurisma, "Breña" é o sobrenome de sua namorada e "Renholdër" é uma citação ao ex-baixista do Nine Inch Nails Danny Lohner, sendo esta bem curiosa, pois se a tocarmos ao contrário, em certo momento da música, ouvimos os dizeres: "Hallelujah, Danny Lohner". Todas as músicas com uma complexidade incrível, dignas de serem realmente de um bom álbum conceitual.

Enfim, minha gente, mesmo que o estilo apresentado pela banda não seja o preferido da maioria, espero que dêem uma chance ao álbum, baixem e curtam bastante toda a complexidade do A Perfect Circle!

1. The Hollow
2. Magdalena
3. Rose
4. Judith
5. Orestes
6. 3 Libras
7. Sleeping Beauty
8. Thomas
9. Renholdër
10. Thinking Of You
11. Breña
12. Over

Maynard James Keenan - Vocais
Billy Howerdel - Guitarra, vocais de apoio, baixo, teclados, programações, piano
Troy Van Leeuwen - Guitarra
Paz Lenchantin - Baixo, violino, vocais de apoio
Josh Freese - Bateria

Download (60MB ~ 192kbps)

Bruno Gonzalez

2 commentaires:

  1. que nada... este disco é bom demais!!

    RépondreSupprimer
  2. Uma postagem arriscada, já q como vc mesmo disse a maioria aki odeia o estilo. Mais esse eu posso dizer, Q PUTA DISCO!!!

    RépondreSupprimer