vendredi 4 décembre 2009

Ratt – Detonator [1990]

Enquanto aguardamos ansiosamente novidades a respeito de “Infestation”, voltemos no tempo em quase vinte anos e voltemos nossos olhos (e ouvidos, risos) para “Detonator”, o quinto álbum do Ratt. Lançado em agosto de 1990, “Detonator” foi o primeiro disco da banda a não contar com a produção de Beau Hill, que insatisfeito com as críticas em cima de “Reach for the Sky”, de 1988, pos fim numa parceria de sucesso que já durava seis anos.

A saída de Hill, no entanto, abriu as portas para a valiosíssima contribuição do hitmaker Desmond Child, que trouxe seu companheiro, o produtor Sir Arthur Payson, a tira-colo. Peça fundamental na concepção de “Detonator”, Child não só co-escreveu todas as canções do álbum, como também deu um jeitinho de trazer o atarefado Jon Bon Jovi para contribuir com backing vocals em “Heads I Win, Tails You Lose”.

Musicalmente falando, “Detonator” é o disco do Ratt com maior apelo comercial se comparado com seus antecessores, mas apesar disso, foi o único álbum da banda a não receber disco de platina. A vendagem abaixo da média somada a problemas pessoais levou o guitarrista Robbin Crosby ao fundo do poço das drogas, o que indiretamente ocasionou o fim do Ratt dois anos mais tarde.

Entre os hits presentes em “Detonator” estão “Shame Shame Shame”, “Lovin’ You’s a Dirty Job” e “Givin’ Yourself Away”. Fora isso, músicas como “Can’t Wait on Love” e “All or Nothing” (as únicas que contaram de verdade com Crosby nas seis cordas por mais que os créditos do álbum rejeitem isso) e a já citada “Heads I Win, Tails You Lose” permanecem entre as favoritas dos fãs. E entre as minhas também. Confira!

01. Intro to Shame / Shame, Shame, Shame
02. Lovin' You's a Dirty Job
03. Scratch That Itch
04. One Step Away
05. Hard Time
06. Heads I Win, Tails You Lose
07. All or Nothing
08. Can't Wait on Love
09. Givin' Yourself Away
10. Top Secret

Stephen Pearcy – Vocais
Warren DeMartini – Guitarra & Violão
Robbin Crosby – Guitarra
Juan Croucier – Baixo
Bobby Blotzer – Bateria & Percussão

Músico adicional:
Jon Bon Jovi – Backing Vocals em 06

DOWNLOAD
64,6 MB ~ VBR

мєαиѕтяєєт (@mvmeanstreet)

5 commentaires:

  1. Não tem muito o que falar, Ratt é foda!

    By Doanner

    RépondreSupprimer
  2. Ótimo álbum pra ir aquecendo enquanto não vem o novo

    RépondreSupprimer
  3. Belo post, Ratt é realmente bom. Infelizmente Robbin não foi forte o suficiente pra superar o vício, mas a banda continua aí firme e forte, prometendo um discão com o honorável Carlos Cavazo.

    RépondreSupprimer
  4. Bom... em termos de Ratt: I always back for more, hehehe... Escuto "One Step Away" e "Givin' Yourself Away" toda semana! Sao minhas preferidas do play...

    JOE

    RépondreSupprimer