jeudi 16 avril 2009

Judas Priest - Painkiller [1990]


Em 1990, o Heavy Metal já havia se enfraquecido em vista do sucesso comercial de bandas como Skid Row, Bon Jovi, Tuff e Danger Danger. Até mesmo algumas bandas clássicas já haviam cedido espaço para tal "modernização" sonora. E o Judas Priest não ficou fora dessa. Porém, apesar de ter seguido à risca o manual de como ser um hard rocker pimposo, as vendas dos discos antecessores ao que posto aqui foram baixas. Até que a fúria do Judas volta como um trovão e um dos maiores discos de metal é feito.

"Painkiller", lançado em setembro de 1990, marcou a volta dos sacerdotes de Judas à mescla de Hard Rock e Heavy Metal que os consagrou, porém com um breve toque de contemporaneidade e pitadas elementares de Thrash Metal. Essa volta, ironicamente, se deu pela entrada de um novo membro: Scott Travis, ex-baterista do Racer X, assumiu o posto da bateria do Judas Priest e já integrou o grupo quebrando tudo, com uma bateria feroz e pesada (menções honrosas à entrada de bateria da faixa que dá nome ao disco).

Como se não bastasse, a eficiente dupla K.K. Downing e Glenn Tipton entra em ação com riffs poderosíssimos e solos de guitarra harmonizados entre si, enquanto o grand finale fica por conta do agressivo baixo de Ian Hill e da inconfundível voz de um dos mestres do metal: o incrível Rob Halford, no melhor da sua forma. Infalível: "Painkiller" se tornou um clássico instantâneo do Heavy Metal, indispensável na coleção de qualquer verdadeiro headbanger.

Os destaques, na minha opinião, ficam por conta da faixa-título já citada (sem dúvidas, a melhor do álbum), das clássicas All Guns Blazing e Hell Patrol e das pauleiras Night Crawler e Metal Meltdown, além da melancólica balada A Touch Of Evil. Mas a audição integral desse baita discão é indispensável. Hail to the metal gods!

Tracklist:
01. Painkiller
02. Hell Patrol
03. All Guns Blazing
04. Leather Rebel
05. Metal Meltdown
06. Night Crawler
07. Between The Hammer & The Anvil
08. A Touch Of Evil
09. Battle Hymn
10. One Shot At Glory
Bônus:
11. Living Bad Dreams
12. Leather Rebel (Live)

Line-up:
Rob Halford - vocal
K.K. Downing - guitarra
Glenn Tipton - guitarra
Ian Hill - baixo
Scott Travis - bateria
Don Airey - teclado em 8

Download
(75,6mb ~ 192kbps)
Senha/password: comberocks


Silver

8 commentaires:

  1. FODA!!!!

    Um dos melhores do Priest e na minha opinião, ponto de referência para as futuras bandas que surgiram.

    RépondreSupprimer
  2. oi bruno, só queria comentar que adoro seu blog. sempre tem rock n roll de qualidade aqui e baixo altos discos! parabéns e continue com esse trabalho. ps: você tem uma discografia e tanto em casa hein!

    ah, e legal tb q vc gosta de x japan, hide e etc. sou super fã.

    RépondreSupprimer
  3. Animaleeeeeeeeeee
    ...esse disco foi um divisor de águas

    RépondreSupprimer
  4. Puta merda, esse é um dos melhores discos que já ouvi na minha vida, cara...

    Foda mesmo!!

    RépondreSupprimer
  5. eu já tenho mas estou baixando só pra prestigiar... Judas no Rock in rio, na turnê do Painkiller foi um dos maiores shows q assisti na minha vida!!!!

    RépondreSupprimer
  6. ISSO que é Heavy Metal![2]

    RépondreSupprimer
  7. CARALEO! Esse disco é simplesmete PHODA! Pra bater cabeça do começo ao fim, eu como tmb gosto da coisa é claroq ue tenho na minha coleção! ;)

    Abraço pessoal da Combe (Y)

    RépondreSupprimer