lundi 13 avril 2009

Yes - Relayer [1974]


Relayer é o sétimo álbum da banda inglesa de rock progressivo Yes.
De 1974, Relayer é o único disco a contar com os teclados de Patrick Moraz, futuro Moody Blues, já que Rick Wakeman havia saído da banda em 1973. Com o mesmo formato musical do clássico Close To The Edge, Relayer conta com um grande épico no primeiro lado, abrindo o LP, e duas longas músicas no lado de trás. A faixa principal é Gates Of Delirium, inspirada pelo livro Guerra e Paz de Leon Tolstoi. Com seus 22 minutos, é uma peça impactante! Fala sobre a guerra, tentando provar que ela é desnecessária e fútil. Em plena Guerra Fria, foi um chute no saco dos vermelhos e dos brancos, com sua violenta letra e sua bruta melodia em certas partes.
Sound Chaser abre o segundo lado, com notáveis influências jazzísticas, com passagens experimentais improvisadas muito bem feitas, tornando-a uma música difícil de ser executada. Encerrando o disco, To Be Over é calma, que mostra a boa recém-formada (e, infelizmente ou felizmente, curta) sintonia entre Moraz e Steve Howe.
Como a maioria das bandas progressivas já se definem... é Yes! :P :)

Lado Um
1. "The Gates of Delirium" - 21:50
Lado Dois
1. "Sound Chaser" - 9:26
2. "To Be Over" - 9:05


Formação:

Jon Anderson - Vocal principal, Violão
Chris Squire - Baixo, Vocal de apoio
Steve Howe - Guitarra, Violão, Guitarra Steel com pedal, Vocal de apoio
Patrick Moraz - Sintetizador, Teclado
Alan White - Bateria


Arte do disco

1 commentaire:

  1. Closer to the edge e Relayer são os discos mais emblemáticos do Yes, essenciais . Uma banda da época que é o elo perdido do rock progressivo é o Gentle Giant.

    RépondreSupprimer