vendredi 10 avril 2009

Bathory - Octagon [1995]

Como já citei em outros posts, o Bathory é sem dúvidas uma das mais históricas bandas de Heavy Metal da história, passando por muitíssimos estilos diferentes, como o Black Metal, o Viking Metal, o Heavy tradicional, o Thrash oitentista e o Doom, por exemplo. A banda era mantida apenas por Thomas "Quorthon" Forsberg, que, como exímio multi-instrumentista que era, tocava todos os instrumentos da maioria dos discos do Bathory, raramente recebendo ajuda de músicos de estúdio. Por causa disso, não existem registros de apresentações ao vivo e a videografia da banda é pequena, apenas contendo o vídeo-clipe de "One Rode To Asa Bay", do álbum "Hammerheart".

Em "Octagon", Quorthon mergulharia definitivamente de cabeça no Thrash Metal 80's, com fortíssimas influências das bandas da chamada "Bay Area", e trazendo de volta as antigas influências de Black Metal, que podemos notar facilmente por todo o disco, tanto na agressividade do instrumental, quando na agressividade dos vocais de Quorthon, que se afirmava cada vez mais como um dos melhores e mais versáteis vocalistas de Heavy Metal. Todos esses fatores resultariam em uma porradaria completa e incessante, com letras cheias de ódio e revolta, mostrando uma outra face de Quorthon, que já havia sido "o satanista" e "o viking". [risos]

O álbum se tornou uma das maiores referências da carreira do Bathory e foi muitíssimo bem aceito pelos fãs, embora a crítica tenha pêgo pesado com o Bathory, praticamente exigindo a volta do Viking Metal em sem som, o que aconteceria em "Nordland I", alguns anos mais tarde. O álbum também traz a tradicional assinatura de "Kothaar" e "Vvornth", dois pseudônimos de Quorthon que são creditados como baixista e baterista, respectivamente.

Os destaques desta grande pérola do Thrash Metal ficam com "Immaculate Pinetreeroad #930", que abre o álbum à mil, "Psychopath" e "Sociopath", com suas letras doentias, "Born To Die", colocando muito ódio no disco, as poderosas "33 Something", "Century" e "Judgement Of Posterity", além do ótimo cover de "Deuce" do Kiss, que ficou totalmente crua e deu um toque de diversão ao disco, depois de tanto "massacre sonoro". [risos]

Enfim, um grande disco de uma das mais tradicionais bandas do meio do Heavy Metal. Recomendadíssimo o download, com garantia de vício, se você é fã de música extrema.

1. Immaculate Pinetreeroad #930
2. Born To Die
3. Psychopath
4. Sociopath
5. Grey
6. Century
7. 33 Something
8. War Supply
9. Schizianity
10. Judgement Of Posterity
11. Deuce (Kiss Cover)

Quorthon - Vocais, guitarra
Kothaar - Baixo
Vvornth - Bateria

Download (54,7MB ~ 192kbps)

Bruno Gonzalez

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire