mardi 12 mai 2009

Anvil - Metal On Metal [1982]

Anvil foi uma banda criada no final dos anos 70 pelos dois amigos Steve “Lips” Kudlow (guitarra solo e vocal) e Robb Reiner (bateria), que já haviam lançado um disco chamado “Hard N’ Heavy” sob o nome LIPS. Com o interesse da gravadora Attic Records, eles resolveram mudar o nome para Anvil e relançar o disco, que é bem puxado pro Hard Rock setentista.

O disco foi muito bem recebido pelos canadenses, assim como o seu sucessor, “Metal On Metal”, este totalmente Heavy Metal tradicional, lembrando muito o Judas Priest do mesmo período.

Mesmo depois de lançarem discos (os 3 primeiros, em especial) que influenciaram toda uma geração de músicos, incluindo grandes nomes como Tom Araya (Slayer), Lars Ulrich (Metallica), Scott Ian (Anthrax), Slash (Guns N’ Roses), Lemmy (Motörhead), a banda não conseguiu atingir o sucesso. Vários fatores contribuíram para isso, como falta de interesse da gravadora em fazer a propaganda da banda, a falta de um Manager, produtores que fizeram trabalhos porcos em seus discos... Enfim, coisas que infelizmente fazem muitas bandas como esta acabarem.

Porém, algo diferencia essas bandas da maioria das outras. Eles estão até hoje, quase 30 anos, lançando discos (com dinheiro do próprio bolso e distribuindo eles mesmos) e fazendo shows (para públicos bem restritos). A música já deixou de ser o “ganha-pão” deles, já que os mesmo não ganham praticamente NADA pela vendagem dos discos e pelos shows. O vocalista e guitarrista solo entrega merendas em escolas no Canadá para alimentar a família, enquanto o baterista trabalha em construções, mas mesmo assim, todo tempo livre, férias do trabalho, é dedicado a paixão deles, a banda Anvil. Recentemente, eles voltaram à mídia com o lançamento do filme-documentário “Anvil: The Story of Anvil”, que mostra a história da banda e das coisas pelas quais eles têm que passar, momentos engraçados e momentos que te fazem se emocionar. O filme conta ainda com comentários desses grandes nomes da música, que foram influenciados pelo som e pela performance da banda.

Se você gosta de Heavy Metal sem frescura, como diria Bruno Gonzalez, você vai adorar o disco que postarei hoje, “Metal On Metal”, cuja faixa-título é um verdadeiro Rock Anthem. Espero que com esse documentário, a banda finalmente possa começar a receber o devido reconhecimento, por 30 anos dedicados a música, sem desistir em nenhum momento.

Curiosidade: Filme feito por um roadie da banda nos anos 80, que depois de ficar famoso na indústria de cinema por escrever scripts até mesmo para Steven Spielberg, se lembrou da banda e resolveu homenageá-los.

Faixas:

1. Metal On Metal
2. Mothra
3. Stop Me
4. March Of The Crabs
5. Jackhammer
6. Heat Sink
7. Tag Team
8. Scenery
9. Tease Me, Please Me
10. 666

Integrantes:

Steve “Lips” Kudlow – Guitarra Solo / Vocal
Robb Reiner – Bateria
Ian Dickson – Baixo
Dave Allison – Guitarra Base

†Iommi†

Robb Reiner (baterista) e Lips (vocalista, guitarra solo), respectivamente, nos dias de hoje.

8 commentaires:

  1. De fato, isso é Heavy Metal TOTALMENTE SEM FRESCURAS! Por isso, não espere coisinhas afetadas ou musiquinhas pop.
    Isso aí é a nata do Rock Pesado, que deveria ter tido muito mais reconhecimento da mídia.

    Post foda, disco mais foda ainda!

    RépondreSupprimer
  2. O filme é emocionante, assistam e se desencorajarão a ter uma banda. XD

    RépondreSupprimer
  3. Nooooosssaaaa esse é classicão do tempo onde quem não podia compraros carisssimos e raros discos importados do começo dadécada de 80 comprava cópias feitas em fita K7 que aliaz eu tinha uma , os tempos eram tão outros , a molecada old school trincava uma grana mesmo nas fitas K7 e depois era só chamar os camaradas para curtir o som em casa , tenho a impressão que esse disco nunca foi lançado no Brasil na época do vinil... lembranças véio né?

    RépondreSupprimer
  4. Instrumental d+, vocal d+, musicas d+. BANDA D+ !!!

    RépondreSupprimer
  5. Hail!
    Grande discaço! Como o amigo DNLZ perguntou, realmente esse LP nunca saiu no Brasil (não sei por que, já que na época o Anvil era muito amigo do Tony Pirani (editor e criador da revista Rock Brigade - bons tempos!) e a RB records lançou bandas do mesmo porte e tb cults na época, como o Helloween. Tinha a gravadora da Woodstock discos que tb lançou Chariot, banda magnífica!

    Também tinha um K7 desse play e de outros dos canadenses..... saudades!

    []´s
    Merso

    RépondreSupprimer
  6. Fenomenal esse álbum! Parabéns ao Combe do Iommi por resgatar essas e outras pedras preciosas do heavy metal!

    RépondreSupprimer