vendredi 29 mai 2009

The Rolling Stones - Black and Blue [1976]


Quando fiz o post do Wilson Hawk (o disco do ano, em minha opinião), citei que o álbum me lembrava o approach dos Rolling Stones nos discos em que ele se aproximou bastante da música negra norte-americana. E o primeiro play que me veio à cabeça foi justamente esse aqui, curiosamente, um dos primeiros vinis que tive na vida e pelo qual nutro um carinho mais que especial até hoje. E curiosamente, essa busca por novas sonoridades mescladas ao Rock and Roll teve um capítulo muito importante um ano antes do lançamento do bolachão (ê, bons tempos...), quando Mick Jagger esteve no Brasil a passeio e entrou em contato com a cultura local e os diferentes tipos de sons que aqui pôde conhecer.

“Black and Blue” chegou às lojas nos dias 13 (Reino Unido) e 15 de abril de 1976 (Estados Unidos). Além das novidades sonoras, o disco trazia uma mudança no line-up da banda. Ron Wood, já conhecido à época por seu sucesso com Rod Stewart no Faces, assumia o lugar de Mick Taylor na guitarra. O álbum já começa mostrando surpresas, com a funkeada “Hot Stuff”, que pode ter chocado os mais conservadores à época. Mas o susto inicial é diminuído com “Hand of Fate”, canção puramente stoneana com a guitarra de Keith Richards mandando seus riffs tradicionais junto com o estilo simples e eficiente de Charlie Watts na bateria. Mas os dois maiores destaques vão para as baladas “Memory Motel” e “Fool to Cry”, carregadas de beleza e emoção, como só os Stones conseguem fazer. Vale citar também a levada jazzística de “Melody” e o encerramento totalmente Classic Rock com “Crazy Mama”.

Um disco eclético, que tem tudo para agradar pessoas de mente aberta a diferentes estilos. E uma prova de que não há limites ao mesclar o Rock com outras sonoridades. Precisou a maior referência do estilo mostrar isso.

Mick Jagger (vocals, piano, guitars, percussion)
Keith Richards (guitars, backing vocals, piano, bass)
Ron Wood (guitars, backing vocals)
Bill Wyman (bass, percussion)
Charlie Watts (drums, percussion)

Special Guests
Nicky Hopkins (keyboards, piano, synthesizer)
Harvey Mandel (guitars)
Wayne Perkins (guitars)
Billy Preston (backing vocals, piano, organ, keyboards, synthesizer)
Ollie Brown (percussion)
Ian Stewart (percussion)

01. Hot Stuff
02. Hand of Fate
03. Cherry Oh Baby
04. Memory Motel
05. Hey Negrita
06. Melody
07. Fool to Cry
08. Crazy Mama

57,5 MB
192 kbps

Download

4 commentaires:

  1. Só posso dizer uma coisa da MAIOR BANDA DE ROCK do mundo: DOWNLOAD OBRIGATÓRIO!!!!

    RépondreSupprimer
  2. its only rock and roll but.... também cairia muito bem , discão!

    RépondreSupprimer
  3. sensacional

    Hot Stuff é uma das músicas mais fodas do Rolling Stones

    RépondreSupprimer
  4. Só a título de curiosidade:
    Na turnê desse disco a abertura ficou a cargo do lynyrd skynyrd.
    Foi a gravação do filme/disco freebird.
    No encarte do cd (freebird) diz que o público vaiou os Stones depois do show do Skynyrd.
    No filme Freebird os Skynyrds tocam no palco em forma de boca totalmente tapado por panos pretos, chega a ser esquisito.
    Vale uma conferida.
    Pra completar, Richards estava morando um tempo no Caribe na época de composições das músicas de disco. Por isso a sonoridade mais...cadenciada...
    Grande post.

    RépondreSupprimer