samedi 16 mai 2009

Patrulha do Espaço - Patrulha (Álbum Branco) [1982]

A Patrulha do Espaço é sem dúvidas uma das mais injustiçadas bandas aqui do Brasil, sobrevivendo no meio independente desde o final dos anos 70, quando foi formada para ser, diríamos, um super-grupo brasileiro. A banda foi formada pelo ex-Mutante Arnaldo Baptista acompanhado do baixista Oswaldo "Cokinho" Gennari, do guitarrista John Flavin e do exímio baterista Rolando Castello Júnior, que além de carregar a banda nas costas até hoje, tocou no Made In Brazil e foi o fundador da banda Inox (já postada anteriormente aqui no blog). Arnaldo Baptista sairia logo no início da banda, após o lançamento de "Elo Perdido" - que foi o primeiro disco independente a ser lançado na história do Brasil - praticamente 1 ano depois de entrar, e após algumas outras formações, que incluíram o então vocalista do Made In Brazil Percy Weiss e com o grande guitarrista Eduardo "Dudu" Chermont, que inclusive, gravou este álbum.

"Patrulha", também conhecido como "Álbum Branco", traz tudo o que um fã de Rock N' Roll merece: Hard Rock com puxada setentista, perfeito pra agitar uma festa, em meio às guitarras bem distorcidas, ao baixo habilidoso de Sérgio Santana e a bateria esmagadora de Rolando Júnior, fazendo um instrumental quase que perfeito - que podia ser, se a produção do disco fosse um pouquinho melhor!

Essa época marcou um dos auges da Patrulha, pois o álbum estava vendendo muito bem (embora as condições financeiras dos caras estivessem indo de mal a pior) e em 1983, um pouco depois do lançamento desde disco, eles chegaram ao topo da onde eles podiam chegar: Abriram o show do Van Halen em São Paulo e, após o show, Eddie Van Halen foi pessoalmente ao camarim dos caras cumprimentá-los e dizer que gostou muito do som da banda e de como ela se portou em palco, com muito profissionalismo e paixão.
Infelizmente, quando eles pensaram que finalmente conseguiriam fazer uma turnê nacional, o sonho dos caras foi abortado mais uma vez, pois Rolando Júnior foi hospitalizado depois de levar um tiro.

Voltando ao álbum, podemos destacar facilmente as músicas "Columbia", "Jeito Agressivo", a pesada "Mar Metálico", a divertidíssima "Meus 26 Anos" e um sensacional Rock Anthem, que se chama "Festa do Rock", que se tornou uma das principais músicas dos setlists da banda, além de ser a preferida da maioria dos fãs.

Enfim, se você curte um bom Hardão, com muita energia e diversão, não deixe de baixar AGORA esse discão, de uma das bandas que merecia estar no topo, a sensacional Patrulha do Espaço!

1. Columbia
2. Bomba
3. Jeito Agressivo
4. Festa do Rock
5. Mar Metálico
6. Cão Vadio
7. Transcedental
8. Meus 26 Anos

Eduardo "Dudu" Chermont - Guitarra, vocais
Sérgio Santana - Baixo, vocais
Rolando Castello Júnior - Bateria

Download (26,6MB ~ 128kbps)

Bruno Gonzalez

6 commentaires:

  1. Legal aquele lance de o próprio Eddie Van Halen, após ter ouvido esse disco mesmo, o 'álbum branco', pedir pra produção brasileira do show de sua banda em Sampa, a inclusão do Patrulha do Espaço como banda de abertura, em 1983...

    Banda injustiçada, sim!
    Mas pelos próprios brasileiros que não conseguem enxergar suas próprias bandas de rock de real valor...


    Cheers...

    RépondreSupprimer
  2. Exatamente, meu caro. Injustiçada pelos brasileiros, que preferiam ouvir aquelas merdas pós-punk dos anos oitenta. :/

    RépondreSupprimer
  3. Patrulha é a banda mais lendaria do Rock nacional , eu os considero Rock Heroes!

    RépondreSupprimer
  4. Po, curti muito esse album, mas por acaso a musica "Meus 26 Anos" seria um cover?

    E viva o Rock'n Roll brasileio!
    \,,/

    RépondreSupprimer
  5. Man, bem observado!


    Essa "Meus 26 Anos" é do primeiro LP do Joelho de Porco, lançado originalmente em 1976, e o Patrulha do Espaço a regravou...

    Mas eu prefiro levar em conta que essa é uma versão e não um cover, né não?!?!?!?!?


    Cheers, man!!!

    RépondreSupprimer
  6. Muito bom, clássico do R'n'R brasileiro. Download obrigatório grande Patrulha!!!
    Vlw!

    RépondreSupprimer