Bem, olá novamente. Após um longo tempo devido a trocentos problemas, eu volto com um post delicioso e refrescante para todos os passageiros dessa Combe. Um disco audacioso, revolucionário, complexo e único: ''Brain Salad Surgery'', do power-trio Emerson, Lake & Palmer.
Bem, a formação desse supergrupo começa com os shows do The Nice e do King Crimson em 1969, onde Keith Emerson era tecladista e Greg Lake era baixista e vocalista, respectivamente. Depois de vários concertos, os dois se juntaram para formar uma banda mas precisavam de um batera, e o encontraram na figura de Carl Palmer (que na época era membro do famigerado Atomic Rooster); e logo o debut ''Emerson, Lake And Palmer'' [1970] foi lançado. O talentoso e virtuoso trio desfrutava de uma tremenda popularidade e criatividade que duraria até meados dos anos 80, onde a banda começou a se desgastar, e um dos muitos clássicos lançados nessa época é o brilhante e hipnótico ''Brain Salad Surgery''.
Com uma das capas mais criativas e memoráveis da história (cheio de efeitos e materiais adicionais e a arte do curioso ''ciborgue-biológico'' providenciada pelo artisita surrealista H.R. Giger), o album lançado em 1973 conta com cinco faixas incríveis. ''Jerusalem'' é o resultado grandioso da adaptação feita do hino de Hubert Parry baseado no poema de William Blake (no caso, nas letras) e único single. Uma excelente faixa.
O show continua com a insana ''Toccata'', que é uma adaptação para o primeiro Concerto de piano de Ginastera, no caso, o quarto movimento. Complexa e cheia de mudanças de tempo, clima e etc durante a canção; é impossível não reparar a espantosa uniformidade da banda e os arranjos especiais providenciados por Emerson. Após, vem ''Still... You Turn Me On'', uma bela canção de total autoria de Lake, e ''Benny The Bouncer''. Apenas mediana.
O final é apoteótico, perturbador e meteórico com a faixa de quase trinta minutos: ''Karn Evil 9''. ''Karn Evil 9'' se divide em três partes (1st Impression Part 1 e 2 [00:00 até 8:41 termina a primeira parte e a segunda se inicia 08:42 e vai até 13:22], 2nd Impression [13:23 até 20:30] e 3rd Impression [20:31 até 29:38]), onde a primeira fala sobre o fato de todo o mal ter sido banido do mundo porém é totalmente artificial e a segunda é uma faixa instrumental conectando a primeira e a terceira e última parte, onde há uma espécie de guerra entre as máquinas e os humanos. Letras ácidas e fantasiosas habitam as partes como uma ponte entre as idéias, ficando assim carregadas de significado, onde o instrumental louco e intrincado servia como trilha para um verdadeiro fim do mundo.
É muito mais, nesse disco, nunca menos.
Um ótimo download!
Tracklist:
01. Jerusalem
02. Toccata
03. Still... You Turn Me On
04. Benny The Bouncer
05. Karn Evil 9
Line-up:
Keith Emerson - Orgãos, piano, harpsichord, acordeom, sintetizadores Moog e as vozes de computador na terceira parte de ''Karn Evil 9''
Greg Lake - Vocais, violões e guitarras de seis e doze cordas, baixo
Carl Palmer - Bateria, percussão e sintetizadores de percussão
Download: Emerson, Lake & Palmer - Brain Salad Surgery [1973]
By Alvaro Corpse
FODA, FODA, MUITO FODA!
RépondreSupprimerClássico que eu tenho em vinil e me recuso a comprar em CD. ^^
RépondreSupprimerSó a capa ja vale !!
RépondreSupprimerO pintor surrealista HR Giger é o mesmo que criou a estética de Allien o oitavo passageiro , entre outros, ele é o autor da capa .
Quem tem o vinil tem duas obras de arte , o som e a capa.
Muito bom, realmente é um disco muito foda!
RépondreSupprimerObrigado Combe por me apresentarem o som do ELP antes de minha ida ao sepulcro!
RépondreSupprimeras variações de som no teclado são espetaculares
RépondreSupprimercom certeza um classico incomparavel