mercredi 23 juillet 2008

Rainbow - On Stage [1977]


Começando a resenha com um dos posts de minha grande amiga Mari, "após sair do Deep Purple, o guitarrista Ritchie Blackmore, aquele mesmo! Que criou riffs fantásticos (e históricos) como o de Smoke On The Water, formou o Rainbow, uma banda que entraria para a história do rock and roll e do heavy metal". O Rainbow sempre contou com músicos de renome, e não é pra menos que um disco ao vivo do Rainbow passaria grande parte da energia de um show da banda, visto que estavam em uma de suas fases mais áureas no momento.
"On Stage" foi gravado em diversas datas de shows na Alemanha e no Japão, realizados durante a "Rising Tour", no final de 1976. O Rainbow estava contando com, ao meu ver, a melhor formação do conjunto: além do fantástico Ronnie James Dio nos vocais e do gênio Ritchie Blackmore na guitarra, contava também com o eterno e conceituado baterista Cozy Powell e com a cozinha elaboradíssima de Tony Carey nos teclados e Jimmy Bain no baixo.
O único problema é o número de faixas de "On Stage": 6 músicas, apesar de bem-escolhidas e algumas até passando de 10 minutos de duração, não saciam o ouvinte no que tange à variedade de músicas que o Rainbow proporciona. Difícil destacar algo desse petardo do hard rock, porém a versão de "Still I'm Sad", cover do The Yardbirds, com os vocais de Ronnie James Dio chamam mais a atenção do que no instrumental encontrado no 1° disco da banda, "Ritchie Blackmore's Rainbow".
Se você ainda não conhece essa genial banda, não perca tempo. Recomendado para desde fãs do cativante rock n' roll clássico até aos fãs do mais feroz hard rock.

Tracklist:
01. Kill The King
02. Medley - Man On The Silver Mountain - Blues - Starstruck
03. Catch The Rainbow
04. Mistreated
05. Sixteenth Century Greensleeves
06. Still I'm Sad

Line-up:
Ronnie James Dio – vocal
Ritchie Blackmore – guitarra
Jimmy Bain – baixo
Cozy Powell – bateria
Tony Carey – teclado

Clique aqui para baixar "Rainbow - On Stage"

by Silver

3 commentaires:

  1. Esse foi o primeiro registro do Rainbow que eu tive em CD. Antes só tinha o "Long Live Rock N Roll" em vinilzão. Mais um trabalho ao vivo clássico, no melhor estilo Made in Japan, mostrando que Blackmore ao vivo é o cara!!!

    RépondreSupprimer
  2. Excelente album, mas ainda prefiro o "Live in Munich", de 77!
    Blackmore é mesmo um gênio.

    RépondreSupprimer