mercredi 23 juillet 2008

Europe - Discografia [1983 - 2006]


O Europe é uma das bandas mais famosas e menos famosas dos anos 80 ao mesmo tempo [risos]. Um dos maiores expoentes dos anos 80, com sua balada eterna “Carrie” e seu hino “The Final Countdown”, acaba muitas vezes esquecida justamente pelo grande sucesso do disco que contém essas duas faixas e muitas outras que fizeram sucesso, também desse disco, como “Rock the Night”. Porém, como já foi dito anteriormente aqui no blog, há vida após “The Final Countdown” e, eu garanto, antes também! Hoje posto a discografia dessa banda fantástica.


Europe – Europe (1983)

“Europe” foi o primeiro álbum da banda de mesmo nome, que conseguiu o contrato com a gravadora Hot Records após vencer uma competição de bandas suecas (eles entraram na competição graças a namorada de Joey Tempest que os inscreveu sem nem eles saberem) com duas músicas que estão no disco, “In the Future to Come” e “The King Will Return”. Neste mesmo concurso, John Norum e Joey Tempest foram escolhidos como Melhor Guitarrista e Melhor Vocalista respectivamente, o que alavancou o sucesso da banda em sua terra natal. Logo após o lançamento do álbum, conseguiram atingir o mercado japonês com o single, “Seven Doors Hotel”. O próximo passo era conquistar o mundo.

Faixas:

1. In the Future to Come
2. Farewell
3. Seven Doors Hotel
4. The King Will Return
5. Boyazont
6. Children of this Time
7. Words of Wisdom
8. Paradize Bay
9. Memories




Europe – Wings of Tomorrow (1984)

Esse disco é possivelmente o mais importante da banda junto com o “The Final Countdown”, de acordo com o vocalista da banda, pois consolidou os nomes de Joey Tempest e companhia na Suécia e no Japão, além de ter mostrado uma clara melhora nas composições e na técnica de todos os músicos. Com o single “Open Your Heart”, a banda chamou atenção de uma gravadora de proporções internacionais que ofereceu ao Europe um contrato bem gordo [risos]. Na turnê desse disco também aconteceu algo que ia afetar (e muito) a banda, a contratação do tecladista Mic Michaeli para apresentações ao vivo. Após alguns shows ele foi contratado efetivamente. Uma curiosidade, em 1985, Joey Tempest foi chamado para escrever uma música para o projeto de caridade Swedish Metal Aid. O single “Give A Helping Hand”, que foi composto por Joey, foi produzido por Kee Marcello. Dois anos depois de “Wings of Tomorrow” viria o disco que mudaria a história da banda...

Faixas:

1. Stormwind
2. Scream of Anger
3. Open Your Heart
4. Treated Bad Again
5. Aphasia
6. Wings of Tomorrow
7. Wasted Time
8. Lyin’ Eyes
9. Dreamer
10. Dance the Night Away




Europe – The Final Countdown (1986)

O álbum de maior sucesso da banda atingiu o status de 3x Platina nos Estados Unidos e conseguiu o 8º lugar na Billboard. A faixa título (que é baseada num riff de teclado feito por Joey Tempest em meados de 1982) atingiu 1º lugar em vários países, além da balada “Carrie” que atingiu o 3º lugar nos EUA e os outros hits “Cherokee”, “Love Chaser” e “Rock the Night”. O álbum é marcado pela forte presença dos teclados de Mic Michaeli, com mais importância que a guitarra de John Norum em alguns momentos. Norum estava infeliz quanto ao rumo que a banda havia tomado e incerto quanto ao futuro da mesma. Logo após o lançamento do disco ele seguiria em carreira solo (seu primeiro disco já foi postado aqui), sem nem mesmo fazer a turnê. Kee Marcello, conhecido de Joey Tempest, foi chamado para substituí-lo.

Faixas:

1. The Final Countdown
2. Rock the Night
3. Carrie
4. Danger on the Track
5. Ninja
6. Cherokee
7. Time Has Come
8. Heart of Stone
9. On the Loose
10. Love Chaser


Faixas Bônus da edição remasterizada:

11. The Final Countdown (live)
12. Danger on the Track (live)
13. Carrie (live)



Europe – Out of This World (1988)

Após dois anos de uma extensa turnê em promoção do álbum “The Final Countdown”, o Europe lançaria o disco “Out of This World”, primeiro com o novo guitarrista Kee Marcello e provavelmente um dos discos mais injustiçados da carreira deles, justamente por ser o sucessor de “The Final Countdown”. A mídia cobrou deles um hit maior que a faixa título do álbum passado ou até mesmo que a balada “Carrie”, porém o único single lançado nos EUA, “Superstitious”, não conseguiu uma posição tão boa na Billboard, apesar do álbum ter vendido bem, alcançando o status de Platina. O disco conta com uma regravação de uma música antiga deles, “Open Your Heart”, originalmente do “Wings of Tomorrow”.

Faixas:

1. Superstitious
2. Let the Good Times Rock
3. Open Your Heart
4. More Than Meets the Eye
5. Coast to Coast
6. Ready or Not
7. Sign of the Times
8. Just the Beginning
9. Never Say Die
10. Lights and Shadows
11. Tower’s Callin’
12. Tomorrow



Europe – Prisoners in Paradise (1991)

Outra grande turnê sucedeu “Out of This World”. Três anos após o lançamento do disco, foi lançado “Prisoners in Paradise”, que lançou o hit na Inglaterra “I’ll Cry For You”. Porém o mundo estava mudado, todos sabem o que ocorreu em 1991, a ascensão do movimento Grunge fez com que as gravadoras praticamente descartassem as bandas de Hard Rock dos anos 80 que por tantos anos apoiaram. Essa mudança também afetou o Europe e após 10 anos de banda eles decidiram tirar longas férias. Joey Tempest e Kee Marcelo lançaram discos solo e o resto da banda participou em vários projetos.

Faixas:

1. All or Nothing
2. Halfway to Heaven
3. I’ll Cry For You
4. Little Bit of Lovin’
5. Talk to Me
6. Seventh Sign
7. Prisoners in Paradise
8. Bad Blood
9. Homeland
10. Got Your Mind in the Gutter
11. ‘Til My Heart Beats Down Your Door
12. Girl From Lebanon

Faixas Bônus da edição Japonesa:

13. Break Free
14. Yesterday’s News




Europe – Start From the Dark (2004)

Após anos separados, o Europe decide se reunir novamente para as comemorações do novo milênio, contando com um show único na história da banda, marcado pela única vez em que os dois guitarristas que passaram pelo grupo, John Norum e Kee Marcello, tocaram juntos. Porém nada oficial foi anunciado. Após mais alguns anos recheados de rumores, o Europe finalmente se pronuncia, anunciando a reunião completa da formação clássica da banda, com John Norum mais uma vez sozinho na guitarra, após Kee Marcello recusar o convite de voltar para a banda. O álbum foi aclamado por fãs e críticos, mesmo apresentando um som bem diferente do Europe de outrora. O álbum vendeu bem para os padrões da época, mais uma vez colocando o nome do Europe nas paradas de sucesso.

Faixas:

1. Got to Have Faith
2. Start From the Dark
3. Flames
4. Hero
5. Wake Up Call
6. Reason
7. Song No. 12
8. Roll With You
9. Sucker
10. Spirit of the Underdog
11. America
12. Settle for Love

Faixas Bônus da edição Japonesa:

13. Seven Doors Hotel (Live at Sweden)
14. Wings of Tomorrow (Live at Sweden)


Europe - Secret Society (2006)


Em 2006 o Europe lança o seu último disco de estúdio (até o momento), também aclamado pelos fãs, que agora esperam pelo próximo disco de estúdio dessa grande banda sueca, que está previsto para lançar em 2009, com uma turnê mundial prometida pelo grupo. Aproveitem essa discografia sensacional de uma das bandas mais sensacionais dos anos 80.

Faixas:

1. Secret Society
2. Always the Pretenders
3. The Getaway Plan
4. Wish I Could Believe
5. Let the Children Play
6. Human After All
7. Love is Not the Enemy
8. A Mother’s Son
9. Forever Traveling
10. Brave and Beautiful Soul
11. Devil Sings the Blues


Download "Europe - Secret Society (2006)"


OBS: Agradecimentos especiais ao Silver pelos links dos discos “The Final Countdown” e “Out of This World” que já haviam sido postados no blog e podem ser conferidos aqui. Para baixar o disco ao vivo “Europe – Live From the Dark” de 2005, também postado pelo Silver, clique aqui.

†Iommi†

7 commentaires:

  1. Eita, agora mataram a pau mesmo!!! Banda maravilhosa em todas as suas fases.

    RépondreSupprimer
  2. Grande banda! Muitos desses álbuns eu só tenho em vinil. Vai ser bom escutá-los novamente.

    RépondreSupprimer
  3. Muito bom acompanhar a história do Europe. Parabéns pelo post.

    RépondreSupprimer
  4. O Post é Muito bom mas os Arquivos de Final Countdown, Europe, Wings of Tomorrow, Prisioners in Paradise, e Start From the Dark, estão corrompidos, tem um novo Link, pois gostaria muito de Conhecer estes trabalhos do Europe sds - orkut: Roberto Almeida L

    RépondreSupprimer
  5. Europe é uma banda que simplesmente me emociona. Definitivamente é a minha banda favorita de hard rock melódico (se é que posso classificá-la assim). Mas Europe foi Europe até o Prisoners in Paradise. Quando veio Start From the Dark o álbum encantou mais pelo saudosismo do que realmente pelo som. O saudosismo ainda continua... Desde a época do Europe de guitarras "choronas", teclados fantásticos e a voz pura de Joey Tempest. Hoje, infelizmente, o álbum Secret Society simplesmente aposentou as " guitarras choronas" e as substituiu pelas guitarras "motorizadas" típicas do Hard Rock pós-2000; preferiu enfatizar os efeitos em detrimento da voz pura de Joey Tempest e, finalmente, tolheu a melodia dos teclados...

    Mas ainda assim, continua sendo uma grande banda.

    RépondreSupprimer
  6. "Prisoners In Paradise" é meu album favorito do EUROPE, "Seventh Sigh" é a música que mais gosto no album e Kee Marcello na minha opnião compõe melhor e destroi bem mais na guitarra do que John Norum.

    RépondreSupprimer