lundi 22 juin 2009

Kiss - Revenge [1992]

Depois de passar por uma época, que para muitos é obscuríssima, que foi a década de 80, aonde o Kiss levou muitas críticas e não alcançou a mesma glória dos anos 70, eles precisavam voltar definitivamente ao posto de maior banda do mundo.

Mesmo depois de perderem o lendário Eric Carr, vítima de câncer pouco tempo antes, em novembro de 1991, eles recebiam a força de Eric Singer, que mesmo nessa época já tinha um curriculum invejável, tendo passado por bandas como Black Sabbath, Badlands, e também tendo acompanhado a turnê solo de Paul Stanley, em 1989; e também recebia outra presença de peso: O sensacional Vinnie Vincent, que havia tocado com os caras entre 1982 e 1983, só que agora numa função diferente, pois Vincent foi chamado apenas para compôr (ele ainda chegou a tocar a intro de "Unholy"), ao lado de Paul Stanley e Gene Simmons.
Para a produção, outro nome de peso: Bob Ezrin, que produziu o clássico "Destroyer" e o controverso "Music From 'The Elder'". Dessa união poderosíssima, só poderia sair algo incrível.

"Revenge" é, na minha opinião, o disco mais forte do Kiss desde "Creatures Of The Night", sendo totalmente esmagador do início ao fim, dando um fim ao Hard Rock modinha que eles tocaram nos discos anteriores, e caindo de cabeça novamente no Heavy Metal poderoso e inconfundível, que só o Kiss mesmo sabe fazer.
Mesmo com a perda de Eric Carr, a banda estava inspiradíssima e entrosada, não se deixando abalar pela morte dele, voltando a tocar com aquela mesma vontade do início da banda, como se quisessem conquistar o mundo novamente, do mesmo jeito que outrora.

O visual também é algo que marca, pois eles abandonaram definitivamente o visual "farofa" dos anos 80, e começaram a se trajar como verdadeiros "Deuses do Rock 'N' Roll", com as tradicionais jaquetas, calças e botas de couro, além de abandonar o laquê e outras coisinhas. [risos]

O álbum revelou grandes clássicos como a poderosa "Unholy"; as sacanas "Take It Off" (quem não se lembra das strippers, nas execuções ao vivo?) e "Domino"; a belíssima "Everytime I Look At You" - que para mim, foi uma tentativa de "Forever 2" -; e a incrível "God Gave Rock 'N' Roll To You II", que por mais que muitos fãs não saibam, ela é um cover da banda Argent, e foi usada como trilha sonora do clássico filme "Bill & Ted's Bogus Journey". Também não posso me esquecer da faixa "Carr Jam 1981", que é uma demo que Eric Carr gravou logo quando entrou para a banda, sendo colocada em homenagem a ele, como última faixa do disco, e as partes de guitarra sendo tocadas pelo Bruce Kulick. Também podemos encontrar um último registro de Eric Carr na "God Gave...", já que ele gravou os backin' vocals da música, pouco antes de morrer.

A turnê do disco foi uma das mais obscuras (e melhores) da carreira do Kiss, tendo shows em clubes pequenos, mas também lotando grandes lugares como o Cobo Hall, em Detroit, um dos lugares da onde foi gravado o clássico "Alive III".
Nem preciso dizer que "Revenge" foi um sucesso, que foi responsável pela ressureição do Kiss, ganhando disco de ouro nos Estados Unidos e Canadá, e também sendo o disco número 1 nas paradas australianas e número 6 nas americanas. Os singles "Domino", "I Just Wanna" e "God Gave Rock 'N' Roll To You II" ocuparam por bastante tempo ótimas posições no ranking de Rock da Billboard, e se tornando freqüentes nos setlists da época, sendo relembradas com muito carinho pelos fãs até hoje, já que até bem pouco tempo, eles tocavam "God Gave..." no final dos shows.

Enfim galerinha, se tem alguém aqui no blog que ainda não conhece Kiss (o que eu acho dificílimo), "Revenge" é perfeitíssimo para se conhecer a banda, para quem não gosta, "Revenge" é perfeitíssimo para se começar a gostar e para quem já gosta, que ouça várias e várias vezes, e se torne um apaixonado pela "Revenge Era", assim como eu sou, e praticamente toda a equipe do blog também é.

1. Unholy
2. Take It Off
3. Tough Love
4. Spit
5. God Gave Rock 'N' Roll To You II
6. Domino
7. Heart Of Chrome
8. Thou Shalt Not
9. Every Time I Look At You
10. Paralyzed
11. I Just Wanna
12. Carr Jam 1981

Paul Stanley - Vocais em 2, 3, 4, 5, 7, 9 e 11, guitarra base
Gene Simmons - Vocais em 1, 4, 6, 8 e 10, guitarra
Bruce Kulick - Guitarra líder (menos em 11), backin' vocals
Eric Singer - Bateria (menos em 2 e 12), backin' vocals (menos em 5)

Eric Carr - Bateria em 12, backin' vocals em 5
Kevin Valentine - Bateria em 2
Dick Wagner - Guitarra líder em 11
Vinnie Vincent - Guitarra na intro de "Unholy"

Download (67,2MB ~ 192kbps)

Bruno Gonzalez


18 commentaires:

  1. sou meio suspeito pra falar de KISS. Essa é a minha religião, são muito importantes pra mim. Esse álbum é muito lindo. Muito bom mesmo. É realmente perfeito pra alguém começar a ouvir KISS. N digo que é o melhor, pois acho q o KISS dos anos 70 foi o melhor em termos gerais, mais é um dos melhores.

    RépondreSupprimer
  2. O MELHOER disco "cara limpa" deles sem dúvidas!

    RépondreSupprimer
  3. Faltou dizer que Eric tinha gravado um álbum com Alice Cooper antes do Revenge ;D

    RépondreSupprimer
  4. um puuuuuuuuuuta play....e uma resenha muito "instrutiva" parabens !!!!

    Vão querer me bater, mas um dos plays q eu mais gosto é o Carnival Of Souls...poca gente conhece a potencia daquele cd...é um kiss totalmente diferente de tudo.....foi foda de achar esse cd original....mas consegui =]....!!!!

    RépondreSupprimer
  5. O Revenge é o resultado de uma evolução musical que o KISS não teve como escapar: primeiro o grunge, depois o nu metal...
    Adapte-se ou caia fora.
    KISS se adaptou, como sempre, com maestria.
    Grande post.

    RépondreSupprimer
  6. esse é o melhor disco dos anos 90

    metal para dar e vender, Bruce Kulick tocnado guitarra como nunca, e esse álbum tem vários musicas do Kiss que eu amo. Exemplos: I Just Wanna, Take it Off, Unholy, Every Time I Look At You (arrisco dizer que depois de Beth essa é a melhor balada do Kiss), God Gave Rock N' Roll 2 U e Domino

    se um rockeiro ouvir esse disco e dizer que não gostou, ele não é um rockeiro de verdade

    RépondreSupprimer
  7. palmas para o Kiss! A banda mais postada na Combe do Iommi!

    RépondreSupprimer
  8. Revenge foi a afirmação de uma postura. O Kiss, finalmente havia terminado a trasição após o fim das máscaras. Revenge foi o acabamento final do kiss unmasked.

    Assim como Alive homogenizou os tres primeiros albuns, e deu contornos definitivos a sonoridade da banda para a decada de setenta.

    A nova musicalidade, iniciada em The Elder, seguido de Creatures, alcançou seu melhor acabamento somente em Revenge. Revenge redimencionou todo o kiss. Modernizou todas as camposições.

    Revenge nos tráz também a última parte da, digamos, trilogia de peso, composta por Gene Simmons, God of Thunder, I Love it Loud e Unholy.

    Não posso me furtar a uma caracteristica que muito me agradou, a valorização do peso. O kiss, sem duvida é uma banda que se sobressai pelo peso de suas canções.

    Revenge é a concretização disso.

    Sem dúvida, uma obra prima do rock pesado.

    Parabens pela postagem.

    RépondreSupprimer
  9. "Revenge" é um dos meus prediletos não só da fase sem máscara, mas de toda a carreira do Kiss. Tudo no álbum é genial!

    E tenho que concordar com o rfilth... "Carnival Of Souls" é fantástico também: mais pesado e psicodélico que o "Revenge", uma faceta nunca apresentada pela banda, mostrando mais uma vez como os caras conseguem ser versáteis e, ao mesmo tempo, excelentes em tudo o que fazem.

    PS: postagem n° 60 do Kiss... :P

    RépondreSupprimer
  10. Sou suspeito para falar, pois foi nessa época que comecei a gostar de KISS. Revenge é, de longe, o meu disco preferido da fase sem máscaras, deixa os outros comendo poeira. O melhor desde o "Creatures...", fácil, fácil.

    RépondreSupprimer
  11. Comentário poético:

    Enfim, todos guardamos este diamante raro para iluminar nossa almas dentro de nossos corações.....

    caramba, até parece letra do Rick Martin... esquece isso....


    DISCO DO CARALHO, ROCKÃO QUE DETONA TUDO....... FODIDEIRA

    RépondreSupprimer
  12. Torno minhas as palavras da Luciana Gimenez no anúncio do Light Shake Dream Week:

    "Mas e eu? Eu não preciso falar nada? rs"

    Discão!

    RépondreSupprimer
  13. post do Kiss na Combe = Toneladas de coment

    RépondreSupprimer
  14. Alias, demoro pra upar o Carnival Of Souls

    RépondreSupprimer
  15. Carnival of Souls realmente é ótimo, I Walk Alone é muito legal

    RépondreSupprimer
  16. PUTA QUE PARIU !!!!

    TWISTED SISTERS DIA 14 DE NOVEMBRO NO VIA FUNCHAL !!!!!!!! (precisava dividir isso com alguem) AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Q FODA !!!!!

    tomara q seja verdade, eu acabei de mandar email pro via funchal pra confirmar e pedir informaçoes.

    RépondreSupprimer
  17. demorei, mas cheguei..

    deixo eu baixar este cd agora q eu ouvi o sonic boom e gostei..

    tomara q ele seja tão bom quanto..

    RépondreSupprimer