lundi 15 juin 2009

X Japan - Post Especial: The X Indie Years [1984 - 1987]

Bem, antes de começar este super-post, devo dizer que antes que se impressionem, o termo "indie" nesse caso é uma abreviação de "independent", portanto, não rola nenhuma confusão entre a história do X com qualquer bandinha indie atual. [risos]

Pois bem, mas este super-post é bem especial, pois retrata como foi boa parte da década de 80 para o X Japan, já que nessa época eles eram apenas "fodidinhos" tentando fazer sucesso na cena japonesa. Eles tinham até uma boa reputação lá por 1984~1986, mas nada que se comparasse com o estouro que a banda teve em 1988, com seu debut "Vanishing Vision".
Nessa época também, temos várias formações bem diferentes no X, que ficou como quarteto por algum tempo, e temos de destacar a grande figura "lendária", o excelente guitarrista Hisashi "Jun" Takai, que é adorado entre os fãs mais "colecionadores de bootlegs" do X, já que existe um boato até hoje, que ele foi o responsável pelo vazamento de grande parte das bootlegs oitentistas da banda, sob o pseudônimo de "Shadow Of X", no "X Radical Dreamers", um forum especializado em raridades. Jun lançou alguns trabalhos solo e tocou no Moi Dix Mois por algum tempo.

Os registros que trago hoje começam em 1984, com a demo de "I'll Kill You", que traz consigo a música "We Are X!" e "Stop Bloody Rain", e, ouvindo os outros registros (principalmente nos EP's de "I'll Kill You" e "Orgasm"), eu me pergunto por várias vezes o motivo de grandes músicas como a "Iron Maideana" "Break The Darkness" e a Hard Rockona "Time Trip Loving" não terem sido lançadas posteriormente. Outras porradonas como "Stop Bloody Rain" e a semi-balada "Endless Dream" também apresentam esse som bem "true", aos moldes de bandas como Iron Maiden e Judas Priest, que com certeza irão surpreender quem só conhece a banda após o "Vanishing Vision", tamanho o peso e velocidade das mesmas. Os vocais de Toshi também estão um pouco diferentes, mais agudões e "joviais". Diferenças com as músicas conhecidas também podem ser notadas, já que hits como "X", "Kurenai", "Orgasm" e "I'll Kill You" já eram carros-chefe nos shows da banda, mas executadas um pouco diferentes que as que ficaram conhecidas no final dos anos 80, principalmente por parte de "Kurenai", que ao vivo era tocada mais lenta, com parte da letra e solo diferentes, além de conter uma versão sensacional da mesma, chamada "Kurenai Sonic Sheets", que saiu na revista "Rockin'F", com a introdução em piano e a letra alternando entre japonês e inglês. Também trago a famosa audição para a CBS feita em 1987, que é bem conhecida entre os fãs e uma ótima bootleg "Chiba Dancing Mother - Orgasm Hatsubaikinen GIG", gravada em 1986, ainda com Hikaru no baixo e Jun na guitarra, aonde a gravação é feita da platéia, mas ouve-se perfeitamente todos os instrumentos e temos apenas algumas falhas no som.
Ainda trarei também as contribuições deles para o disco "Skull Thrash Zone Vol.1", em 1987, porém, vou postar apenas as músicas que eles gravaram para o referido disco.

Dentre outras curiosidades, o visual da banda era muito mais gritante nessa época (vide capa do EP Orgasm) e o lema da banda era diferente: "Sexy Scandal, Love Violence", um tanto quanto "cafona". [risos]

Obs¹: Eu desconheço algumas formações de certos registros da banda, então, não estarei listando os integrantes em alguns discos. Se alguém souber, favor informar nos comentários.

Obs²:Este material que estou postando hoje não cobre toda a década de 80, ainda existem muitas demos deles que eu não estou postando, e farei isso numa outra oportunidade.

Espero que seja do gosto geral e que as pessoas que já curtiram a banda em meus outros posts possam conhecer essa obscura fase de uma das maiores bandas japonesas da história: O X!

I'll Kill You Demo Tape [1984]


1. I'll Kill You
2. We Are X!
3. Stop Bloody Rain

Toshi - Vocais
Terry - Guitarra
Tomo - Guitarra
Yoshiki - Bateria

Download (13,5MB ~ 128kbps)

Endless Dream Live Demo [1985]

1. Kurenai
2. Endless Dream
3. Lady In Tears
4. Stop Bloody Rain

Download (26,3MB ~ 128kbps)


I'll Kill You EP [1985]

1. I'll Kill You
2. Break The Darkness

Toshi - Vocais
Jun - Guitarra
Taiji - Baixo
Yoshiki - Bateria

Download (7,95MB ~ 128~160kbps VBR)

Feel Me Tonight (Demo) [1986]

1. Feel Me Tonight
2. Stab Me In The Back (Sample)

Download (2,79MB ~ 128~160kbps VBR)

Kurenai "Sonic Sheet" Version [1986]

1. Kurenai

Toshi - Vocais
Jun - Guitarra
Taiji - Baixo
Yoshiki - Bateria, piano

Download (5,08MB ~ 128kbps)


Orgasm EP [1986]

1. Orgasm
2. Time Trip Loving
3. X

Toshi - Vocais
Jun - Guitarra
Hikaru - Baixo
Yoshiki - Bateria

Download
(21,9MB ~ 256kbps)

Chiba Dancing Mother - Orgasm Hatsubaikinen GIG (Bootleg) [1986]

1. Only Way
2. Kurenai
3. Break The Darkness
4. Endless Dream
5. Orgasm
6. Time Trip Loving
7. Mc Ment (Part I)
8. X
9. Mc Ment (Part II)
10. Stop Bloody Rain

Toshi - Vocais
Jun - Guitarra
Hikaru - Baixo
Yoshiki - Bateria

Download (64MB ~ 192kbps)

CBS-Sony Audition [1987]

1. Xclamation
2. Piano Solo + Kurenai
3. Orgasm

Toshi - Vocais
hide - Guitarra
Pata - Guitarra
Taiji - Baixo
Yoshiki - Bateria, piano

Download (18,4MB ~ 128kbps)

Skull Thrash Zone Vol. 1 [1987]

1. Stab Me In The Back
2. No Conexxion

Toshi - Vocais
hide - Guitarra
Pata - Guitarra
Taiji - Baixo
Yoshiki - Bateria

Download (6,79MB ~ 160kbps)

Stab Me In The Back Promo [1988]

1. Stab Me In The Back

Toshi - Vocais
hide - Guitarra
Pata - Guitarra
Taiji - Baixo
Yoshiki - Bateria

Download (2,7MB ~ 128kbps)

Enfim, espero que os fãs curtam e para quem não conhece ainda, que seja um bom material para conhecer a banda! ;D

Bruno Gonzalez


1 commentaire: