vendredi 6 novembre 2009

Oasis - Stop The Clocks [2006]


Falar sobre os faniquitos envolvendo o Oasis, principalmente os irmãos Gallagher, é chover no molhado. Falar sobre a genialidade de suas canções idem. Até porque uma retrospectiva sobre "os Beatles melhorados", segundo eles mesmos, já foi feita aqui no blog em postagens mais antigas, então só me vejo na necessidade de atualizar tais reviews ao dizer o que muitos já sabem: infelizmente o grupo cessou atividades nesse ano, primeiramente com a saída do guitarrista Noel Gallagher e, logo em seguida, com o anúncio do irmão Liam de que a banda já não existia mais. Mas como a maioria das bandas sempre ficam super-valorizadas quando acabam, eis que trago-vos esse álbum nessa postagem.

Quem me conhece ou conhece meu estilo de postagem aqui no blog, sabe que não sou muito fã de coletâneas. Mas "Stop The Clocks", na minha opinião, é uma coletânea perfeita para quem quer começar a ouvir a banda, além de sua seleção de músicas (feita pelo próprio Noel Gallagher) ser considerada pelos fãs uma excelente seleção.

A história que envolve o lançamento desse registro é mais uma prova dos chiliques do querido Noel, pois ele havia dito anteriormente que só lançaria uma coletânea de músicas já lançadas do Oasis caso a banda acabasse, no entanto a Sony BMG Music queria lançar a coletânea a todo custo como um "encerramento" do contrato do grupo com a gravadora. Segundo Noel, ele entrosou só para que a seleção não se tornasse dispensável, em sua opinião.

"Stop The Clocks", mesmo com o fim da banda, continua como a única coletânea do Oasis (exceto pelas coletâneas de demos e B-sides) e reúne 18 pérolas de quase toda a carreira do Oasis. Digo "quase" porque houve uma ênfase nos dois primeiros álbuns, com sete faixas (duas b-sides e cinco presentes no full-length) destinadas aos mesmos, enquanto os outros ficaram com migalhas, com exceção de "Be Here Now" que não teve nenhuma canção para representá-lo. Ironicamente este foi um dos álbuns da banda que mais venderam em toda a sua carreira, mas isso não vem ao caso...

Mesmo com tantos detalhes à parte, repito: a seleção de músicas ficou fantástica, abordando os grandes clássicos da banda e, obviamente, vendendo pra chuchu, registrando atualmente quase três milhões de cópias vendidas por todo o mundo. Mais uma prova, não só em termos musicais mas em termos comerciais, de que o Oasis, mesmo com tantos acontecimentos inconvenientes, permanece como uma das bandas mais admiradas e respeitadas do Rock N' Roll atual.

CD 1:
01. Rock N' Roll Star
02. Some Might Say
03. Talk Tonight
04. Lyla
05. The Importance Of Being Idle
06. Wonderwall
07. Slide Away
08. Cigarettes & Alcohol
09. The Masterplan

CD 2:
01. Live Forever
02. Acquiesce
03. Supersonic
04. Half The World Away
05. Go Let It Out
06. Songbird
07. Morning Glory
08. Champagne Supernova
09. Don't Look Back In Anger

DOWNLOAD - CD 1
(71,3mb ~ VBR 192/320kbps)

DOWNLOAD - CD 2
(71,9mb ~ VBR 192/320kbps)

by Silver

6 commentaires:

  1. gosto bastante de oasis, apesar dos chiliques dos dois..

    não vou baixar este post pq já tenho muita coisa pra ouvir e estes caras não são prioridade..

    mas algum dia eu acabo baixando a discografia deles...

    RépondreSupprimer
  2. não sei, mas sempre tive uma certa antipatia pelo oasis mesmo achando algumas musicas legais... mas como o que importa mesmo é a musica, vou considerar e baixar...

    RépondreSupprimer
  3. Embora seja um bom repertório, coletâneas não são muito a minha praia...

    Mesmo assim, grande post!

    RépondreSupprimer
  4. Estou viajando ou o Paul McCartney está nessa foto da banda?

    RépondreSupprimer
  5. Viajou pra Babilônia e voltou em 3 segundos, meu caro.

    RépondreSupprimer