vendredi 20 novembre 2009

Soundgarden - Superunknown [1994]


O Soundgarden é uma das 4 grandes bandas do tal movimento grunge, que dominou a cena musical do começo dos anos 90. É uma das mais interessantes, pois toca um rock próximo do stoner e do metal setentista, com pesada influência do Black Sabbath.

Depois do ótimo Badmotorfinger, o grupo de Seattle estava pronto para um novo lançamento: Superunknown. O disco ganhou o status de platina, e duas faixas desse, Black Hole Sun e Spoonman, o Grammy.

O álbum é muito coeso, com várias músicas que seguem a linha dos trabalhos anteriores, e outras mais comerciais e lentas, mas não menos excelentes. Kim Thayil ainda se mostra aquele discípulo de Tony Iommi, tocando brilhantemente riffs pesados e belas melodias. Matt Cameron e Ben Shepherd montam uma cozinha de peso e muita criatividade. Chris Cornell ainda era um monstro dos vocais nessa época, alternando entre linhas baixas complexas e gritos assombrosamente altos.

Outro ponto do disco que merece ser citado é a parte das letras. Elas são muito bem elaboradas, sempre críticas e depressivas, mas sem cair em clichês e romantismos melosos. Transmitem muito bem aquele sentimento de revolta e repulsa dos costumes antigos que a juventude dos anos 90 passava.

Os destaques ficam para as enérgicas Let Me Drown e Spoonman, as leves (e talvez contínuas) "baladas" Fell On Black Days e The Day I Tried To Live, e o grande sucesso comercial do Soundgarden: Black Hole Sun. Além dessas, cito a lenta e pesada Mailman, na qual um riff marcante abre para instrumental e vocais perfeitos ao redor de uma ótima letra, sendo que essa é, na minha opinião, a melhor do disco. Por fim, uma que passa despercebida e que é muito boa é a irregular Like Suicide, que fecha o álbum.

Muita gente diz que o Soundgarden é uma banda vendida. Eu acho que o apelo comercial veio sim em Superunknown, mas moderadamente e com qualidade. Mas ainda está tudo aí, a essência do som, o peso, a sujeira. Um download recomendado pra quem curte e principalmente pra quem quer conhecer. Boas horas de música garantidas.

01. Let Me Drown
02. My Wave
03. Fell On Black Days
04. Mailman
05. Superunknown
06. Head Down
07. Black Hole Sun
08. Spoonman
09. Limo Wreck
10. The Day I Tried To Live
11. Kickstand
12. Fresh Tendrils
13. 4th Of July
14. Half
15. Like Suicide

Matt Cameron – bateria, percussão, mellotron em 04
Chris Cornell – vocais, guitarra
Ben Shepherd – baixo, bateria e percussão em 06, vocais de apoio em 08, vocal e guitarra em 14
Kim Thayil – guitarra


DOWNLOAD (63,6mb - 128kbps)

Jp
Isso aí, foto com o Chris Cornell cabeludo, haha.

8 commentaires:

  1. superunknown é um dos melhores CDs dos anos 90, parabens pelo post.

    RépondreSupprimer
  2. esse e bão.
    bons tempos em que o chris cornell nem imaginava se juntar com aquele merda do timbaland(esse bosta nem existia).
    diacão com certeza

    RépondreSupprimer
  3. Muito bom esse cd vlw aew seria dahora se tivesse algum post do mudhoney

    RépondreSupprimer
  4. Rapaz, to doido atrás deste disco para comprar,mas por enquanto, esta "baixada", vai ajudar, sou antigo sim, ainda compro discos,e este é muito bom. Talvez o 6°,se a gente considerar os 10 melhores discos de "grunge" da história.

    RépondreSupprimer
  5. na minha opnião só perde pro Dirt do alice in chains no grunge, recomendadíssimo.

    RépondreSupprimer
  6. muito foda esse disco! =D

    RépondreSupprimer
  7. muita gente elogia o soundgarden e eu gostava bastante deles nos anos 90, mas depois enjoei e não consigo voltar a ouvir as músicas deles..

    pena....

    RépondreSupprimer
  8. Superunknown e Purple (do Stone Temple Pilots) são os meus CDs preferidos de todos os tempos. Espero que venham pro Brasil com o retorno recente das duas bandas.
    O autor do post está certíssimo ao dizer que Like Suicide "passa despercebida". Só semana passada fui descobrir essa música e me apaixonei pelo CD inteiro pela vigésima vez hehehe
    "Limo Wreck" é a música mais apocalíptica que já ouvi e com melhor performance vocal.
    Ainda vou comprar esse CD quando tiver grana, só pra ouvir os graves de Fell On Black Days mais intensamente.
    "This album was clearly conceived to be a masterpiece"

    RépondreSupprimer