vendredi 20 novembre 2009

Rata Blanca - The Forgotten Kingdom [2009]


O Rata Blanca é, sem dúvidas, a maior banda do cenário latino-americano do Hard/Heavy. Além de tocar em estádios e teatros lotados em sua terra-natal, a Argentina, sempre contou com um público extremamente fiel em países vizinhos. Inclusive no Brasil, onde o grupo tocou no Monsters of Rock de 1995, ao lado de Ozzy Osbourne, Alice Cooper e Megadeth, entre outros. Uma “lenda” muito comentada em fóruns da internet é que em anos anteriores os hermanos vinham veranear em Santa Catarina (algo relativamente tradicional por parte dos argentinos), onde acabavam tocando em barzinhos para meia-dúzia de sortudos que ali estavam, por acaso.

Mas o fato de cantarem em espanhol sempre foi um obstáculo para o sucesso do grupo. Ciente disso, Walter Giardino decidiu que era hora de gravar um trabalho em inglês para atingir um mercado maior. Uma primeira experiência aconteceu no EP “Highway on Fire”, lançado em 2003. E agora chega “The Forgotten Kingdom”, versão para o último disco do grupo, “El Reino Olvidado”. Ciente da dificuldade com a pronúncia correta do idioma – algo essencial para quem vai ouvir – Giardino decidiu que o melhor a fazer era substituir o vocalista Adrián Barilari. Mas é algo apenas para esse projeto, ele continua sendo a voz da banda em sua carreira normal.

Sendo assim, quem assume o microfone é o experiente Doogie White (Rainbow, Yngwie Malmsteen, Tank, entre outros), que também fez as adaptações necessárias nas letras. A sonoridade não foge do estilo que consagrou o Rata. Até porque, se a maior influência sempre foi Ritchie Blackmore e seus grupos, imagina agora que o vocalista é alguém que trabalhou com o mentor musical de Giardino – a quem Glenn Hughes já definiu como “o clone mais bem acabado de Blackmore”. E o fato é que o cara seria um guitarrista muito mais valorizado se tivesse nascido nos Estados Unidos ou Europa, pois é abençoado com uma técnica e feeling primorosos.

Destaques para “Endorphins” e sua pegada bem Rock and Roll; “Ring of Fire” (rifferama Rainbow puro!); a balada “Another Day Passing By”, a neoclássica tipicamente Malmsteen “Guardians of Light” e “It’s Not Easy”, com sua levada mais festeira, ideal pra agitar em um show. Quem tem dificuldade de assimilar Rock cantado em espanhol, agora não tem mais desculpa para ignorar o talento ímpar dessa banda, que mais uma vez prova todo seu talento e competência.

Doogie White (vocals)
Walter Giardino (guitars)
Guillermo Sanchez (bass)
Hugo Bistoffi (keyboards)
Fernando Scarcella (drums)

01. The Voices of the Sea
02. The Forgotten Kingdom
03. Endorphins
04. Talisman
05. Ring of Fire
06. Diary of a Shadow
07. Instruments
08. Guardian of the Night
09. Another Day Passing By
10. It’s Not Easy
11. Sons of Rock
12. Yesterday, Today, Tomorrow

124 MB
320 kbps

Download

Walter Giardino, o manda-chuva

6 commentaires:

  1. Excelente album!

    Já gostava mto com o Barilari, em inglês tem uma cara melhor ainda.

    RépondreSupprimer
  2. Eu acompanho o Rata a tempos...tenho td dos caras...e uma coisa que eu achei que sempre foi um diferencial neles era o fato de cantarem em espanhol. Esse cd, apesar de fudido, de muito bem feito e de, o Doogie White cantar pra porra, pra mim fez com que o Rata Blanca perdesse o charme e se tornando mais uma banda cover de Rainbow entre tantas outras. Uma puta banda sim, em todos os sentidos. A pegada Blackmore/Malmsteen do Giardino é impressionante, sempre foi...mas a banda perdeu a sua cara.
    Pronto! Agora podem massacrar o comentario e o comentarista...rsrsrsr

    RépondreSupprimer
  3. Conheco a Ratona desde a epoca do primeiro album. Vi eles no monsters tambem e tenho que concordar com a questao do idioma, infelizmente... O fudido Entre el Cielo y el Infierno (1994) com Mario Ian nos vocais e Judas Priest puro! Vamos baixar este aqui pra conferir pois, apesar de gostar do Barilari, Doogie White despenca apresentacoes...

    JOE

    RépondreSupprimer
  4. Rata Blanca é muuuito bom!! Vejamos como fica o som dos caras em inglês, a similaridade com o Rainbow deve ficar mais latente...

    E por falar em Rainbow, vi no Whiplash! que o Dio (sim, Ele) estaria com problemas não esclarecidos de saúde (rola um boato de algo cardíaco..) e foi hospitalizado, tá tudo um mistério (notícias novas não chegam) e cá ficamos nós preocupados e torcendo pela pronta recuperação do mestre. Além de ser um contrasenso sem tamanho (Um deus morre?!?)acontecer o pior seria o fato mais lamentável do rock em duas décadas, no mínimo, ou da morte do Bon Scott pra cá... Nam, deixa eu bater três vezes na madeira aqui e continuar mandando energia para o cara, assim como qualquer um a par da situação (fã ou não)bem pode fazer... Forças prá Ele e abraços prá Combe!

    RépondreSupprimer
  5. como vcs mesmos disseram tenho problemas com letras em espanhol, mas agora q o Doogie tá cantando este CD virou essencial..

    valeu..

    RépondreSupprimer